Foto: Juranir Badaró
Socialização 'com sabor de chocolate' marca encontro de pais de usuários do Capsi
Pais de usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) participaram de uma oficina do doce alfajor na manhã desta terça-feira (17). O objetivo foi possibilitar aos participantes uma maior socialização e geração de renda com a proximidade da Páscoa.
De acordo com a psicóloga do Capsi, Iasmin Morinigo, as oficinas acontecem todas as terças-feiras, no Centro, para as crianças. Ela conta que já foram realizadas aulas sobre como fazer chocolates e cup cakes.
As atividades são coordenadas pela chefe de cozinha Cláudia Barcellos, que destaca a importância de se preparar os produtos com carinho. "Todos os produtos que vocês fizerem devem ser feitos com amor e muita paciência", ressaltou aos alunos.
A chefe de cozinha ensinou também como fazer o alfajor utilizando biscoito que já é vendido nos supermercados. Os participantes, além de aprenderem a receita, receberam dicas de como comercializar e colocar preços em seus produtos que poderão ser uma alternativa de renda extra com a proximidade da Páscoa.
O alfajor é um doce tradicional da Espanha, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países íbero-americanos. Composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro. Com o passar dos anos, entretanto, a receita tradicional foi perdendo espaço para sabores de alfajor novos e exóticos.
Para a mãe de uma usuária do Capsi, Daiane Souza, as oficinas são muito boas. "Gosto de participar e aprender as receitas da aula. Pretendo fazer os produtos para vender e ter uma renda extra na Páscoa", conta.
Ela conta ainda que sua filha de quatro anos também gosta muito de participar das oficinas de culinária realizadas no Capsi e já até aprendeu a fazer cup cakes.
O Capsi recebe atualmente 30 crianças por semana que são encaminhadas por médicos. No local, são oferecidos atendimento com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra infantil, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro.
Os atendimentos são em grupo ou individual. O Centro de Atenção Psicossocial Infantil promove também oficinas e bazares.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil funciona na Rua Francisco Portela, 239, Centro.