Palácio dos Urubus: prefeitura quer resolver problema do prédio

17/05/2010 19:17:10 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Kaná Manhães

Secretário de Serviços Públicos e Equipe esteve no local

A prefeitura de Macaé tem mantido contato com a família proprietária do Palácio dos Urubus para obter autorização a fim de tomar uma decisão sobre o que pode ser feito no local. Segundo o subsecretário da subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), professor Ricardo Meirelles, o prefeito Riverton Mussi fez um decreto, publicado no dia oito de fevereiro de 2010 para realizar a desapropriação e a negociação com os donos.

- Há cerca de 30 anos o prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, encontra-se abandonado. Para o Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) deve ser feita neste espaço uma réplica do Palácio dos Urubus. Mas, o prefeito tem toda a liberdade de negociar com o órgão e propor que se faça um local próprio ao interesse popular – explica Meirelles.

Meirelles comenta que o pedaço da parede interna que caiu na tarde de sexta-feira (14), ocorreu devido às movimentações no prédio, feita por equipes de limpeza e de combate à dengue, uma vez que o estado do Palácio dos Urubus leva à proliferação de mosquitos.

- Com a medida do prefeito, o acordo deverá ser feito seja de maneira amigável ou de forma jurídica. Assim, chegaremos a uma conclusão para o destino do prédio, fato que dura três décadas.

Ricardo diz que para ele a queda não é uma surpresa e o que tem de ser feito é o que Riverton já está realizando: dialogar com a família com a finalidade de se obter uma conclusão, resolvendo definitivamente esta questão.

O próprio subsecretário da Semaph afirma que tem se encontrado com a família. “Mas quem tomou uma medida efetiva foi o chefe do executivo, que quer uma negociação em termos amigáveis ou jurídicos. Além do mais, eu não tenho poder de decisão. Acredito que a partir de agora, as possibilidades de solução para o abandono do Palácio dos Urubus aumentam por causa do decreto municipal para negociar com os proprietários”, conclui o professor.

Durante o dia, a secretaria de Serviços Públicos (Semusp) esteve no Palácio dos Urubus e promoveram ações de limpezas de modo geral. “Foram retirados entulhos, restos de madeiras e matos do prédio, na qual seria um foco perfeito para a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, comentou o secretário de Serviços Públicos, George Jardim.


Fotos Relacionadas