O primeiro dia do Fórum Permanente de Educação Municipal reuniu centenas de profissionais, além de pessoas que têm interesse na construção de políticas públicas eficientes para a educação, nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Em sua sexta edição, o fórum está debatendo o eixo temático “Educação: onde estamos e onde precisamos chegar”. O grande destaque foi a participação da filósofa, psicóloga e psicanalista, Viviane Mosé, que em sua palestra analisou “Os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento” para o público presente.
- É muito importante abrirmos a discussão para todos os educadores e para a sociedade em geral. E este fórum permite que os participantes passem por um momento de formação, como a palestra da Viviane Mosé, que fez colocações importantes, além de toda a discussão nos grupos temáticos, que tem como resultado resoluções importantes. Desde a primeira Conferência Municipal que realizamos em 2009, todo ano realizamos os fóruns, que são espaços muito democráticos, onde analisamos a educação como um todo para sempre melhorá-la em Macaé – afirmou o secretário de Educação, prof. Guto Garcia.
Para a vice-prefeita, Marilena Garcia, que durante o evento atuou como debatedora, o Fórum Permanente de Educação Municipal é a realização de mais uma necessidade que a educação de Macaé vinha sentindo: “Desde quando iniciamos o trabalho do Fórum, em 2009, sabíamos que ele se tornaria o sucesso que hoje é. Trazemos um momento não só de sabedoria, conhecimento e informação, mas de profunda reflexão. Acreditamos na educação que propusemos, no avanço que tivemos e que a consolidação desse sucesso acontecerá com a total consciência de todos com relação ao que a rede tinha necessidade de ter e que as políticas públicas para a educação de Macaé foram elaboradas e permitiram isso”, disse.
Muito elogiada por sua apresentação, a palestrante Viviane Mosé falou sobre “Os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento”, e fez uma reflexão importante com relação ao conteúdo e as demandas que precisam ser atualizadas e redimensionadas nesta nova sociedade do conhecimento:
– Essa reunião é muito importante, muito valorosa, já que o mais importante como ser humano é se sentir atuante, ter algum tipo de ação sobre o mundo, pois a partir daí seremos bons profissionais. Por isso parabenizo Macaé, porque o desafio é grande e o trabalho é enorme. Macaé cresceu e ainda cresce. E esta transformação que a cidade vive permite que estes educadores, neste processo, possam realizar mudanças significativas – disse a filósofa, psicóloga e psicanalista.
Durante o encontro, o secretário Guto Garcia também realizou a apresentação das políticas públicas educacionais promovidas pela Secretaria de Educação de Macaé, para logo depois a professora Ana Canen realizar o lançamento da Proposta Pedagógica (PPP), que norteará o trabalho da secretaria para garantir um aprendizado de qualidade a todos:
- Macaé apresenta uma característica especial por contar com alunos provenientes de diversas cidades com diversidade cultural e diferenças sociais. Diante disso, o currículo deve levar em consideração o conhecimento bem estruturado aliado a diversas linguagens – explicou a da PhD em Educação.
O encontro ainda reservou um momento de emoção com a homenagem à professora Ângela Maria Pessanha Lima, que há 49 anos se dedica à educação, sendo que 33 deles à frente do Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira:
– Tomada de total emoção, digo que a minha caminhada foi longa. Passei por muitas mudanças e desafios, mas venci. Fui aceita pelo município e fui muito bem recebida por toda equipe da Secretaria de Educação. Educar é ensinar, semear e esperar. Mas educar é, sobretudo, amar. Foi o que eu fiz durante todos esses anos de trabalho - finalizou.