logo

Palestra e chorinho abrilhantam quinta-feira do Festival Cultural Benedicto Lacerda

14/03/2008 11:30:38 - Jornalista: José Silva

Na noite desta quinta-feira (13) dois eventos fecharam de forma brilhante o Festival Cultural Benedicto Lacerda: a palestra do pesquisador Paulo Flores e a apresentação de Mauricio Carrilho Sexteto.

Diante de uma platéia de 105 pessoas, o pesquisador Paulo Flores apresentou em slides o projeto “Será o Benedito”, que conta à trajetória do macaense Benedicto Lacerda. Na oportunidade, ele destacou a importância de se valorizar este grande nome da música popular brasileira, ainda é pouco conhecido dos brasileiros, que somente conhecem o trabalho de Pixinguinha, ignorando um dos seus grandes parceiros.

Um dos pontos altos da palestra foi à exibição de um pequeno filme, onde se pode ver o único registro gravado de Pixinguinha tocando junto com Benedicto Lacerda. O filme foi encontrado destruído na casa de um admirador da obras dos músicos e resgatado em várias partes.

Fechando de forma brilhante mais este dia do Festival, logo após a palestra de Paulo Flores, houve a apresentação do show musical de Mauricio Carrilho Sexteto, composto pelo próprio (violão), Luciana Rabelo (cavaquinho), Rui Alvim (clarineta e sax baixo), Pedro Paes (sax tenor), Marcelo Brandão (flauta) e Marcos Tadeu (pandeiro).

A apresentação musical foi composta de músicas de compositores famosas e da velha guarda e músicas inéditas de Mauricio Carrilho. Antes da última música, o chorinho “Baixaria na Lapa”, composta em homenagem aos alunos da Escola Portátil de Música, Maurício destacou que um dos seus alunos foi Rubinho Pereira, que agora leciona no Conservatório de Música da Fundação Macaé de Cultura.