Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo sábado (14), o Centro de Referência ao Diabético (CRD), da Secretaria de Saúde, realizará, na terça-feira (17), às 8h, a palestra "Vida Saudável e Diabetes". O encontro reunirá médicos, nutricionistas e enfermeiros no Paço Municipal. A proposta é apresentar estratégias de controle e prevenção da doença que, atualmente, tem 5.150 cadastrados no CRD.
A iniciativa também faz parte da campanha nacional "Novembro Azul" que, em Macaé, trabalha outros temas como câncer de próstata e pele. De acordo com a coordenadora do CRD, Dulce Rodrigues, a ideia é destacar a importância de atitudes como alimentação saudável, peso adequado e atividade física, além de realizar exames, pelo menos uma vez ao ano, em caso de histórico familiar. "O intuito é capacitar profissionais para o atendimento a esses pacientes", acrescenta.
A endocrinologista do CRD, Liza Negreiros, afirma que o diabetes, muitas vezes, não apresenta sintomas. "Algumas características podem ser consideradas pelas pessoas, como aumento da sede, vontade de urinar, visão turva e emagrecimento súbito, apesar de maior apetite", frisa a médica.
As complicações causadas pela doença são renal, retinopatia, acidente vascular cerebral e infarto, pois o diabetes aumenta os riscos cardiovasculares. "Atualmente temos cerca de 220 milhões de pessoas no mundo com a doença e a expectativa é chegar a 380 milhões em 30 anos. No Brasil, são cerca de 10 milhões de portadores da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. Por isso, essas ações são fundamentais para a prevenção, principalmente nas crianças que estão com grande índice de obesidade", ressalta a endocrinologista.
O CRD, localizado na Rua Dr. Bueno, 627, Imbetiba, conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico (endocrinologista), nutricionista, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo. Para se cadastrar, é necessário encaminhamento do clínico geral com diagnóstico confirmado e, após triagem, pacientes com maior risco de complicações são acompanhados pelo Centro. Outros casos são atendidos pelo clínico geral em Unidade Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos da doença em todo o mundo. A data de 14 de novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting. Ele descobriu, junto com Charles Best, a insulina, em 1921.