Foto: João Barreto
A série de palestras aconteceu nesta segunda-feira (15).
Como parte do processo de mudança das diretrizes e práticas de trabalho, no novo espaço do Mercado de Peixe de Macaé, que está sendo construído, a Prefeitura realizou na tarde desta segunda-feira (15) uma série de palestras para comerciantes de pescado, descascadeiras de camarão e limpadores de pescado. A ação tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e atrais novos consumidores.
Representando o prefeito Dr. Aluízio, o vice prefeito, Danilo Funke falou deste novo momento, que visa a valorização e identidade da cidade. “A pesca faz parte da história econômica do município e tem que ser valorizada. A preocupação da nova gestão é resgatar esta história através da reestruturação do Mercado de Peixe e qualificação dos profissionais”, frisou.
O subsecretário de Pesca, Vanderlei Miranda, acrescentou que além do novo espaço, os comerciantes terão que se adequar as regras, com objetivo de oferecer produtos de qualidade para os consumidores. Todos os participantes receberam certificado.
- Desde o início da gestão há uma preocupação do prefeito com relação aos pescadores e comerciantes de pescado, em oferecer uma melhor estrutura de trabalho. Todos os comerciantes receberão um termo de autorização de uso das novas bancas e a fiscalização será constante. Caso ele comercialize produtos de má qualidade, o mesmo será advertido pelos órgãos competentes. Em caso de três reincidências, ele perderá o espaço - disse.
Palestra – As atividades ministradas nesta segunda-feira foram realizadas em parceria com as Secretarias de Agricultura e Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, e o Serviço de Inspeção Municipal.
Os participantes receberam orientações sobre noções básicas de saúde, manipulação dos alimentos, higienização do ambiente de trabalho, uso de uniforme e equipamento de proteção individual e qualidade no atendimento, entre outros.
Comerciante há 30 anos no Mercado, José Manoel Rodrigues aprovou a iniciativa da prefeitura. “Quanto mais conhecimento das normas e procedimentos é melhor, pois o cliente terá a certeza de adquirir e consumir um produto de qualidade”, falou, observando que a mudança não irá acontecer somente no espaço físico, mas principalmente no cuidado do comerciante que precisa aprender a preservar o seu local de trabalho, mantendo seu espaço sempre limpo, usando roupas adequadas para atender o cliente, além de manter o asseio corporal.