logo

Palestra para adolescentes encerra programação comemorativa ao Mês da Mulher

01/04/2008 15:11:36 - Jornalista: Equipe Secom

Dúvidas, ansiedades e opiniões foram apresentadas pelos adolescentes que, na tarde desta segunda-feira (31), lotaram o auditório do Paço Municipal na programação de encerramento as comemorações da Prefeitura de Macaé, referente ao Mês da Mulher. O evento, realizado pela Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, reuniu jovens das escolas estaduais Luiz Reid e Matias Neto e da Escola Municipal Jofre Frossard, tendo como tema “Violência da Adolescência”, conduzido pela psicóloga e terapeuta familiar Madalena Guerra.

A palestrante falou conceitualmente sobre a adolescência, esclarecendo ser a fase da vida do ser humano de profundas transformações bio/psico/social, mais ou menos intensificadas conforme os padrões éticos e comportamentais.

Segundo Madalena Guerra, nesta fase da vida, é natural alterações comportamentais, pessoais, apresentação de pensamentos múltiplos, evolução sexual, variações de humor e do estado de ânimo, contradições, distanciamento dos pais para maior convívio com o grupo a que se identifica, motivos que devem despertar nos pais e responsáveis condutas mais preventivas e de acompanhamento mais próximo do adolescente para percepção de possíveis riscos sociais.

Existem, segundo a palestrante, alguns sinais que podem indicar um (a) possível agressor (a): comportamento controlador, rápido envolvimento amoroso, hipersensibilidade, crueldade com animais e crianças, abuso verbal, outros abusos no passado e expectativas irreais com relação ao parceiro. Para Madalena Guerra, a apresentação de alguns destes sinais já requer atenção e tratamento para que o cidadão não se concretize como um ser agressivo/violento, sendo importante o acompanhamento dos pais e responsáveis.

A coordenadora do Núcleo de Orientação Educacional da Secretaria Especial de Educação, Eronei Leite, participou da palestra que teve ampla abordagem do público. Ela falou da influência da mídia nas questões de sexualidade na adolescência. Muitas questões e dúvidas sobre comportamento e sexualidade foram colocadas pelos jovens. Eles receberam orientações e esclarecimentos da psicóloga, que ressaltou a importância do acompanhamento dos pais e responsáveis, que devem se fazer presentes pelo diálogo, na relação de escuta, tratando as colocações dos filhos (as) sem preconceitos e tabus.

A Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher fica na Rua da Igualdade, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia. O telefone de contato é 2791-6620 e o Disque-Mulher, para denúncia de agressões e violência é 0800-2822108.