Palestra para artesãos lota auditório do Solar dos Mellos

21/03/2014 12:12:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Regina Lyrio

Homenagem foi feita aos artesãos macaenses pela data alusiva à categoria, dentro da programação do projeto “Sala de Visita”

Com o auditório da casa lotado, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé recebeu na tarde de quarta-feira (19) a profissional da área de coaching, Giovana Sorage. Atendendo convite da Fundação Macaé de Cultura e da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico ela veio participar da homenagem feita aos artesãos macaenses pela data alusiva à categoria, dentro da programação do projeto “Sala de Visita”.

A relação do mundo da arte com o universo feminino e o poder das mulheres de se superarem diante das mazelas da vida foram os pontos básicos da palestra “Todas somos um pouco Frida”, título dado em menção ao exemplo deixado pela pintora mexicana Frida Khalo, em termos de superação além dos limites, mostrada por meio da arte de maneira peculiar. A representação masculina também se fez presente entre os artesãos.

– Mergulhei por 20 dias em pesquisas para conhecer a vida e obra de Frida Khalo e preparar essa palestra. Na busca de informações pude reconhecer o poder terapêutico que tem a arte na vida das pessoas, no ajudar a quebrar barreiras. O artesanato é uma das formas em que a arte se apresenta como promissora no amplo sentido – disse Giovana, que deu uma dica importante: precisamos aprender a ouvir o gênio dentro de nós, como sugere no livro Rezar, Comer e Amar, a escritora americana Elizabeth Gilbert.

A artesã Anamir Camelo, que faz peças em pathwork e fuxico, aplaudiu e considerou a palestra muito inspiradora: “Não conhecia Frida Khalo, que exemplo de mulher, adorei”. Da mesma forma, a bordadeira Adenilça Sales comentou: “Estou me sentindo mais renovada para criar meus trabalhos. “Essa é a primeira vez que vim no Solar dos Mellos, gostei muito do lugar, a palestra me deixou animada”.

Está em estudo pelo Solar dos Mellos um projeto exclusivo para os artesãos, e que foi mencionado pela vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz: “É uma ideia antiga, que vem sendo rascunhada há muito tempo por nossa equipe, num momento em que pensávamos em buscar um artesanato identificado com nossa cidade. O objetivo é oferecer aos artesãos uma matéria-prima, a partir dos laços afetivos com as memórias históricas e culturais de Macaé. Uma arte para ser levada aos Lugares de Memórias, nas visitas guiadas”.

Presente na palestra o secretário municipal de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos, parabenizou a proposta de uma produção artesanal com identidade local. “É um desafio de quem precisa pensar a Macaé do futuro”, falou o secretário. A palestra foi prestigiada também por duas reconhecidas empresárias do ramo da arte, entre elas, a artista plástica Giovana Besada, proprietária da antiga Malharia Monviso, na Imbetiba, e a ceramista Telma Kahn, dona do Pilão, extinta loja de peças artesanais localizada na Rua Teixeira de Gouveia.

Ainda segundo o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca "Apresentar nossa história como insumo e fonte inspiradora para nossos artistas, nos faz cumprir a missão de educação patrimonial de forma criativa !"

O "Sala de Visita" é um projeto de debates e disseminação do conhecimento que permite o acesso à cultura, de forma clara e envolvente, em um ambiente extra-acadêmico, oferecendo cursos livres, palestras e oficinas de estudo em diversas áreas. O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 248 - Centro.