logo

Palestra sobre 11 de setembro acontece dia 14

05/09/2011 09:18:27 - Jornalista: Joice Trindade

“Crime de estado: A verdade sobre o 11 de setembro”. Este é o tema da palestra que vai ser ministrada pelo jornalista Marcelo Csettkey, no próximo dia 14, às 18h, na Cidade Universitária. O debate, organizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, tem como objetivo integrar professores, universitários, estudantes, historiadores e o público em geral que tem curiosidade de saber mais sobre um dos acontecimentos mais polêmicos da história.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, este é mais um evento que alia informação à educação. A programação vai destacar a obra dos jornalistas Marcelo Do Coutto Gil e Marcelo Csettkey, que vai estar presente no evento, abordando questões e polêmicas, sobre o fato que aconteceu há 10 anos, nos Estados Unidos.

Na ocasião, o público vai ter oportunidade de saber mais detalhes sobre o trabalho de pesquisa jornalística do livro publicado no ano de 2006. O autor Marcelo Csettkey também vai interagir com a platéia e responder a possíveis perguntas. Desde o atentado em 11 de setembro ao edifício World Trade Center, nos Estados Unidos, o escritor e jornalista tem se dedicado ao esclarecimento dos acontecimentos do ocorrido que, até hoje, tem influência nas questões geopolíticas no mundo.

Com o acontecimento ele realizou, em parceria com o jornalista Marcelo Gil, uma pesquisa independente durante quatro anos, buscando alternativas para desmistificar a história oficial anunciada pelos jornais de todo o mundo e pelo governo norte-americano. Em 2006, foi publicado o livro Crime de Estado pela editora Talagarça, no qual são apontados os principais participantes nesse processo e, de acordo com a obra, constata a omissão da Casa Branca acerca dos fatos e sua relação com a indústria bélica local.

Na obra, os autores identificaram distorções nos atentados de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos Estados Unidos, algo que, segundo eles, é praticamente impossível de acontecer em um país que tem o melhor aparato de defesa do mundo.

Através do livro, os jornalistas também revelam as distorções entre as notícias publicadas nos últimos cinco anos e as conclusões do relatório final dos senadores e mostram que o acompanhamento destes fatos pela mídia americana vem sendo feito de forma extremamente ineficiente, com ares de cumplicidade com um Estado que se mostra censor, agressivo e composto por membros diretamente envolvidos com o complexo-industrial-petrolífero e, principalmente, com a indústria armamentista.

Diante da produção, os autores puderam fazer um acompanhamento de todos os fatos relacionados aos terroristas e suas atividades antes e depois dos ataques, seus desdobramentos e consequências. Desta forma, eles observaram que os ataques terroristas foram uma surpresa para o povo, mas não para o governo dos EUA.

De acordo com os autores, ao contrário, todos os indícios apontam para a permissão do ex-presidente George W. Bush para a realização dos atentados por meio de um bloqueio efetivo aos serviços de inteligência que, há vários anos, desde o governo Bill Clinton, acompanhavam e monitoravam os movimentos dos terroristas, dentro e fora do território norte-americano, ou seja, tudo aponta para um Crime de Estado.