logo

Palestra sobre animais peçonhentos será na próxima quinta-feira

02/08/2007 15:14:38 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove, na próxima quinta-feira (09), palestra no auditório do Paço Municipal sobre animais peçonhentos. Ministrada pelo médico veterinário Marcos Felipe da Rocha, a palestra explicará como reconhecer cobras e aranhas, focando as que aparecem com mais freqüência na cidade; os sintomas das vitimas de acidentes ofídicos, além de qualificar os profissionais para a realização do tratamento correto. A palestra é voltada a todo profissional da área de saúde e aberto à comunidade em geral.

Segundo o veterinário, um dos objetivos é mostrar a diferença entre os animais venenosos e os peçonhentos.”Na palestra, vou explicar quais as espécies de cobras e aranhas existentes em Macaé e como deve ser realizado o tratamento. Dependendo do animal, é necessário o uso de soro específico. O tempo da aplicação do medicamento, após a picada, é importante para ajudar a curar a vítima com mais rapidez”, completa Marcos Felipe.

Em Macaé, existem três tipos de aranha: armadeira; a viúva negra e a marrom, que pica somente quando é comprimida, geralmente quando está dentro de um sapato. No município, além da pouca incidência de escorpiões, são encontradas outras espécies de cobras, como a jararaca e a jararacuçu. A surucucu é outro réptil na região, sendo esta vista em locais de mata fechada como o Parque Atalaia, na Bicuda, e no Sana.

De acordo com o veterinário, em 2006, foram encontradas três cobras da espécie coral verdadeira, uma no Forte Marechal Hermes, na Aroeira e no quintal de uma casa no Mirante da Lagoa. “Este tipo possui hábitos subterrâneos e somente aparece quando há terraplanagem ou inundação, no caso do Forte, ela estava embaixo de uma grande quantidade de folhagem”, afirma o veterinário.

A palestra já está com lotação esgotada e será realizada em dois horários: de 09h às 12h e de 14h às 17. O evento é uma parceria entre a coordenação da secretaria Especial de Saúde (Semusa) e a Semma. Quem assistir à palestra receberá certificado de participação.