O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o médico Miguel Ângelo Padilha realizou na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da Guarda Municipal uma palestra para médicos e enfermeiros do Hospital Público Municipal (HPM) sobre cuidados com a visão e as novas tecnologias utilizadas.
Antes da palestra, o médico foi recebido no HPM pelos diretores superintendente e técnico Aluízio dos Santos Júnior e Luiz Porto, além do deputado estadual Glauco Lopes e o ex-prefeito Silvio Lopes. “Quando fiquei sabendo do que estava acontecendo na área de saúde em Macaé, fiquei curioso para ver, e então fui convidado pelo deputado Glauco e estou impressionado em ver que propostas como estas não estão somente no papel e sim postas em prática para a população”, elogiou Miguel.
Aluízio ressaltou que a qualidade de uma instituição hospitalar é medida através da experiência científica dos seus profissionais. Segundo ele, a palestra do médico Miguel Padilha, que recentemente participou como conferencista do Congresso Italiano de Oftalmologia, proporciona ainda mais estímulo para os profissionais da instituição.
- O cirurgião Miguel Padilha é um dos mais ativos profissionais do Brasil. Ter uma pessoa como ele entre nós, aqui em Macaé, é um sinal claro de que a nossa saúde está no caminho certo. Fiquei muito feliz quando ele aceitou meu convite para estar aqui hoje, afirmou o deputado Glauco Lopes.
Durante a palestra, Miguel falou sobre novos tratamentos para corrigir a miopia, hipermetropia e astigmatismo, onde são utilizados o laser para modificar a curvatura da córnea de acordo com o problema. Além disso, ele apresentou vários testes de acuidade visual, fazendo uma interação com a platéia. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce destas doenças, principalmente nas crianças em idade escolar.
Ele lembrou que a nova descoberta da ciência é a implantação de chips na retina para recuperar a visão de pessoas que portadoras de doenças que até então não tinham tratamento. “Nos últimos 50 anos a oftalmologia avançou mais do que os três mil anos que antecederam as descobertas”, disse.
Outros problemas abordados foram glaucoma, que acomete 4% da população adulta e é a segunda causa de cegueira no mundo, tendo uma maior incidência da doença em pessoas da raça negra e com grau elevado de miopia. Ele alerta que o uso permanente e sem indicação médica de colírio a base de cortisona pode causar glaucoma e conseqüentemente cegueira.
Quanto a catarata, é mais comum em pessoas com mais de 70 anos e é a número um em termos de cegueira, mas que com cirurgia pode ser reversível. Ele também enfatizou que os moradores de cidades litorâneas devem ter cuidado redobrado com os olhos, pois os raios solares são nocivos aos olhos. O médico foi um dos precursores da técnica de focoemulsificação na cirurgia de catarata, que completa 30 anos este ano.
Verão – O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia alertou também que com a chegada do verão é preciso que as pessoas redobrem os cuidados com os olhos como: usar barraca na praia, boné e também óculos escuros com lentes de boa procedência e que contenham o filtro ultravioleta, que irá proteger os olhos da ação nociva do sol. “Este filtro não só diminui a possibilidade de desenvolver catarata, mais principalmente reduz as chances de doenças degenerativas da retina”.