Para disseminar a conscientização sobre a importância da metrologia, o gerente técnico do Instituto Macaé de Metrologia (IMMT), João Carlos Sant’Anna, fará palestra no Colégio Estadual Matias Neto. O evento acontece nesta sexta-feira (5), às 11h, e vai mostrar o papel da metrologia no dia-a-dia das pessoas. “Queremos sensibilizar os estudantes sobre a aplicação deste estudo de pesos e medidas nos campos da saúde, defesa do consumidor, ciência e tecnologia e indústria e comércio”, explicou.
No ano passado, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Maria Izabel Damasceno e do Colégio Estadual Luiz Reid assistiram as palestras, quando foram abordados temas como os medidores de luz e água, prevenindo os moradores para evitar possíveis injustiças na hora do pagamento.
Na palestra, que tem a duração de 50 minutos, João Sant’Anna vai falar da necessidade de que instrumentos como o termômetro, aparelho de pressão arterial, de ressonância magnética e o desfribilador cardíaco (vinculados à saúde) estejam bem regulados e calibrados. “A metrologia atua no sentido de estudar as medições, passando pelos processos de avaliação de instrumentos técnicos de medição, objetivando aumentar a confiabilidade destes”, conta.
Ele ainda avisa que a medição é a base da qualidade que faz com que as empresas ofereçam produtos e serviços que atendam às necessidades do consumidor. Dentre os assuntos a serem tratados estão o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), suas atividades e como atende o consumidor através do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). “O Ipem é um órgão delegado pelo Inmetro nos estados em que faz a fiscalização de produtos embalados e vendidos na presença do consumidor”, destaca. Bombas de gasolina e álcool nos postos, balança de comida a quilo, nos supermercados são alguns exemplos disto.
O gerente técnico e palestrante acrescenta também que o consumidor paga por produtos com suas respectivas quantidades estabelecidas dentro de um nível de confiança. O IMMT presta serviços de calibração para evitar problemas com os consumidores. Como exemplo, ele citou a avaliação de instrumentos elétricos, de medição dimensional das indústrias (paquímetros e micrômetros), manômetros industriais e aparelhos de medição de nível de pressão humana.
Além disso, os trabalhos de aferição são feitos em aparelhos de nível de audição humana (audiômetros), de medição de temperatura e de vidrarias para laboratórios. Os interessados em calibração de algum instrumento podem telefonar para 2791-3871 (IMMT).