logo

Palestras do projeto Africanidade beneficiam 80 alunos do EJA

19/08/2010 18:03:59 - Jornalista: Waleska Freire

As palestras do projeto Africanidade prosseguem nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é abordar a temática “O Racismo cotidiano” durante visitas e palestras direcionadas a estudantes e orientadores pedagógicos. Nesta quinta-feira (18), foi ministrada palestra sobre o assunto “Racismo e Samba”. Cerca de 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo participaram do evento.

O objetivo da programação é integrar os estudantes na programação voltada para conhecimentos e reflexões sobre a identidade, tradição, religiosidade e cultura do negro no país. A palestra desta quinta-feira foi ministrada pelo professor Jorge Luís Murtinho, que divide as atividades do programa com o também educador e pós-graduado em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora, Jorge Luís Rodrigues. Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, a proposta do programa Africanidade está sendo alcançada. “A Secretaria está conseguindo resgatar e disseminar a cultura afro baseada na lei 10.639-03”, ressaltou.

No decorrer deste semestre o projeto Africanidade vai prosseguir com palestras e visitas às bibliotecas. A intenção da equipe é verificar a existência de livros, relatos, artigos e outros materiais que destacam o tema africanidade.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, o projeto que destaca o tema “Africanidade” se consolidou no município. Ela salientou que colégios municipais como Balneário Lagomar desenvolvem atividades voltadas para a cultura africana durante todo o ano letivo.

O projeto Africanidade é desenvolvido pela Secretaria de Educação, que atua conforme a previsão da Lei 10.639/03 destinada à inserção da disciplina da História da África e Cultura Afro-Brasileira nas unidades de ensino. Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Leila Clemente, a programação está sendo bem recebida nas unidades de ensino. “Todos os alunos da EJA que participam da palestra se mostram interessados na temática sobre a África, que é apresentada na programação”, salientou.