logo

Parada Gay reúne milhares de pessoas em Macaé

16/07/2007 09:57:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Milhares de pessoas participaram da Parada Gay, em Macaé. O evento aconteceu no domingo (15), com início às 16h, em frente à Associação Atlética do Banco do Brasil, na Praia dos Cavaleiros, onde houve a concentração. Dois trios elétricos animavam Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes (GLBTTS). O acontecimento foi promovido pela Organização Não Governamental Milagre da Vidda e teve o tema: “Somos todos e todas maravilhosamente iguais”.

A prefeitura apoiou o evento por meio de atividades da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Guarda Municipal, secretarias de Saúde, Comunicação e de Finanças. Preservativos foram distribuídos em estande montado na Praia pela Ong. Durante a passeata não faltou o hino gay “I will survive”, de Glória Gaynor. Duas bandeiras do arco íris, símbolos do movimento no mundo inteiro, estavam em um dos trios elétricos.

- Nosso objetivo em promover essa terceira Parada do Orgulho Gay, na cidade, foi proporcionar maior visibilidade para evitar a discriminação – explica a organizadora do evento Olga Sueli Nemme Rios. – A Ong Milagre da Vidda busca conscientizar as pessoas para que cesse toda homofobia (aversão aos homossexuais) e se respeite a opção do ser humano pela sexualidade que livremente escolher.

Macaé faz parte do circuito de Paradas Gays brasileiras. Estiveram presentes ao evento Isabelita dos Patins, Lola Batalhão e seus Lolitos, drags, gogoboys, gogogirls, e o DJ Marcio Dias. Percorrendo dois quilômetros na orla da Praia dos Cavaleiros, os participantes se dirigiram até o Hotel Comfort. Na Rua Valparaíso, houve apresentação de 13 músicos da banda macaense – com apenas oito meses de existência – Batukada, que toca de tudo: MPB, Axé, Pop Rock e, principalmente, muito Samba. Os instrumentos utilizados em ritmo carnavalesco foram tamborins, caixas de guerra, surdos, ganzá, repenique e, claro, guitarra.

O suporte municipal à passeata teve diversas ações da prefeitura. Da secretaria de Saúde foi disponibilizada uma ambulância com quatro profissionais (médico, enfermeiro, maqueiro e motorista). O objetivo foi dar apoio aos participantes em caso de necessidade de primeiros socorros ou remoções.

A Mactran levou ao local 12 agentes e duas viaturas. Na medida em que a Parada seguia, os profissionais de trânsito iam fazendo os desvios necessários nas vias do bairro. A secretaria municipal Especial de Finanças dispôs ao evento oito fiscais com a finalidade de coibir o comércio informal, sem autorização do município, buscando evitar ainda o porte de vasilhames de vidro.