Foto: Arquivo Secom
Pesquisa feita em Macaé é destaque em artigo internacional
Firmada em julho de 2009, a parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), autarquia da Secretaria de Ciência e Tecnologia, já começa a dar bons resultados. Foi publicado este mês, na revista internacional Bioorganic & Medicinal Chemistry, o primeiro artigo escrito por professores da universidade, sobre pesquisa feita parcialmente no instituto.
Com o nome de “New Pterocarpano Quinones: Synthesis, antineoplasic activity on cultured human malignant Cell lines and TNF-α modulation in human PBMC cells”, o trabalho trata da síntese de novos compostos com atividades antitumoral e antiinflamatórias. Para o professor, Moisés Marinho Cavalcante, que é pós-doutor em inflamação pelo Instituto Gurbenkian de Ciências (Portugal), essa descoberta deverá resultar em novos tratamentos para o câncer, e um dos cientistas responsáveis pela pesquisa.
Henrique Carvalho, presidente do IMMT, ressaltou a importância do convênio com a prefeitura de Macaé, em especial com o IMMT. “Os investimentos em educação e pesquisas científicas são de extrema importância para o município em termos de desenvolvimento. Entre os benefícios está a capacitação dos alunos. Esse investimento promove o contato dos estudantes com a pesquisa científica, abrindo um leque maior de possibilidades”, comentou.
Este é o primeiro trabalho publicado do pólo universitário em pesquisa biomédica e já tem patente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
IMMT e UFRJ
O convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o IMMT foi firmado em julho em evento no instituto, com a presença do Reitor da universidade, prof. Aluízio Teixeira. Desde então, o instituto passou a abrigar laboratórios para a realização de pesquisas científicas.