A população de Macaé só tem a ganhar com a parceria entre o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernando Horta, e o secretário de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), Waldeci Brandão. Desde que assumiram suas respectivas responsabilidades junto ao governo Riverton Mussi que procuram dialogar no sentido de unificar as ações em prol da comunidade.
Após algumas reuniões, eles decidiram que a parceria entre os dois órgãos, vinha de encontro aos anseios do prefeito Riverton Mussi, que é o entrosamento entre o seu staf para melhor desempenho das secretarias, visando o melhor para a comunidade. Diante disso, o acordo foi fechado e FAS e Sempros começaram a trabalhar juntas.
De acordo com Brandão e Horta, o trabalho em conjunto objetiva alcançar melhorias nos resultados das ações sociais da prefeitura. A secretaria de Promoção Social é a gestora das políticas públicas de Assistência Social e a Fundação de Ação Social atua como co-gestora, executando projetos continuados.
Em vista disso, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), caminha a passos largos para sua implantação no município, em uníssono com a participação dos conselhos municipais afins e da sociedade civil, através das Ongs, instituições, associações, entre outros, que legitimará o processo.
Segundo os parceiros sociais, Macaé pretende tornar-se referência no país em atendimento às carências da população em decorrência da nova Política Nacional de Assistência Social e a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), sob orientação da Norma Operacional Básica (NOB 3), em vias de aprovação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).