O prefeito Riverton Mussi firmou na quarta-feira (10) à noite, no gabinete, protocolo de intenções com a Hochtief do Brasil – principal âncora do Grupo Hochtief na América Latina e uma das maiores empresas de construção e engenharia civil do mundo – que prevê a contratação de mão-de-obra local em suas obras.
Os novos complexos administrativos da Petrobras no Parque de Tubos e em Imbetiba são as primeiras construções que a multinacional executa em Macaé tendo como prioridade a mão-de-obra dos trabalhadores do município, que têm seu perfil e currículo disponibilizados pela Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). No pico das obras, 700 trabalhadores serão contratados – até o momento foram contratados cerca de 90.
- É importante a captação de parceiros na iniciativa privada para intensificar a inserção do munícipe no mercado de trabalho. Já para capacitar e qualificar a nossa mão-de-obra, vamos construir a Escola do Trabalhador, que vai fornecer cursos segundo as necessidades do mercado e ampliar a oportunidade do morador no ciclo de crescimento econômico da cidade – destacou o prefeito, citando que a Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET) é outra ferramenta, coordenada pela Semtre, para cadastrar o trabalhador e articular oferta e demanda.
O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, afirmou que o convênio contribui para evitar a migração de mais trabalhadores para Macaé, que muitas vezes, sem qualificação, entram em situação de vulnerabilidade. “O convênio mostra que a empresa está integrada com ações de desenvolvimento do município, dentro dos interesses da multinacional, alinhada à responsabilidade social”, observou o secretário.
Bogado informou que a Semtre vai utilizar todo o seu cadastro de trabalhadores – adquirido na Caet, em ações itinerantes como o Bairro Cidadão, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da agência Macaé Facilita localizada na Barra de Macaé – e buscar o perfil dos trabalhadores que a Hochtief precisa. O secretário de Trabalho e Renda informou ainda que está tentando viabilizar junto à Petrobras a contratação de parte dos trabalhadores que atuam nas obras de construção dos novos prédios da estatal, para a fase posterior à conclusão das obras, de manutenção.
Os trabalhadores da área de construção civil que quiserem concorrer às vagas devem entregar seus currículos, munidos de documentos, no PAT do Macaé Facilita (Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Batalhão de Polícia Militar, de 11h às 16h) ou na Caet, localizada na sede da Secretaria de Trabalho e Renda (Estrada do Imburo, s/n, no bairro Ajuda, de 8 às 13 horas).
VAGAS - De acordo com o assessor técnico da Hochtief do Brasil, Irineu Siqueira Filho, o protocolo de intenções com a prefeitura firma o compromisso da empresa de captar a mão-de-obra local dentro dos parâmetros de qualificação que a construtora precisa. As vagas são para operário de construção civil, como trabalhadores para instalação elétrica e hidráulica, pedreiros, carpinteiros, ajudantes, armadores, encanadores, montadores, pintores, entre outras funções especializadas.
As duas obras dos complexos administrativos da Petrobras – que ocupam uma área construída de 50 mil metros quadrados – devem ser concluídas em maio ou junho do próximo ano. “Esta parceria faz parte da política de responsabilidade social praticada pela empresa”, definiu o gerente da obra da Hochtief do Brasil em Macaé, Marcos Floriano. O Grupo Hochtief tem sede na Alemanha e possui no município, por meio da Hochtief do Brasil, uma base de trabalho.
Também participaram da assinatura do protocolo de intenções a coordenadora da Caet, Suze Ferreira, o assessor especial da Semtre, Marco Rodrigues e o assessor da Secretaria de Indústria e Comércio, Antônio Carvalho.