A primeira defesa de dissertação como resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) da prefeitura de Macaé foi realizada na semana passada.
O trabalho foi defendido pelo aluno Rossy Moreira Bastos Junior, médico concursado da Prefeitura de Macaé, que atende regularmente no Centro de Especialidades Médicas Doutor Moacir Santos, o conhecido Barracão.
Avaliada pelo professor Paulo Mello, da farmacologia da UFRJ e também pelas docentes Luciana Romão e Ivana Leal, o título da dissertação é “Potencial citotóxico de espécies vegetais, encontradas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em células de glioma murino”.
O trabalho, como explica Rossy Moreira, traz para a literatura científica informações relacionadas com o potencial de plantas encontradas em Macaé e que nunca haviam sido descritas como fortes candidatas à produção de produtos naturais para o tratamento de gliomas.
- O estudo, todo desenvolvido em Macaé, concluiu que produtos naturais podem realmente trazer importante contribuição para o arsenal terapêutico de pacientes com câncer e em especial os gliomas - ressaltou.
A tese do aluno do Programa de Pós Graduação em Princípios Bioativos e Biociências (PPGProdBio) aborda o uso de produtos naturais, isolados de plantas, no desenvolvimento de possíveis futuros candidatos a fármacos usados no combate a tumores do sistema nervoso central, como os gliomas, que é o tipo de câncer mais frequente do sistema nervoso central (SNC) e representa 50% de todos os tipos de câncer deste segmento.
Os estudos para a dissertação de mestrado tiveram a duração de dois anos e foram integralmente desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa do IMMT. A dissertação foi orientada pelo professor doutor Moisés Clemente Marinho Cavalcante, um dos responsáveis pelo Laboratório de Bioquímica e Imunofarmacologia Molecular Professora Vera Koatz. Marinho também é coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UFRJ Campus Macaé.
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ) conta hoje com dois mestrados, o Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC).