Foto: Ana Chaffin
Instalação de serviços de alta complexidade no município é uma das questões prioritárias da gestão municipal
Este mês a população macaense ganhou mais serviço de saúde que garantirá atendimento gratuito de ponta. Conforme a Portaria 284 de 7 de abril no Diário Oficial da União. O Hospital Irmandade São João Batista foi habilitado para realizar procedimentos cardiovasculares de alta complexidade. A partir de agora a instituição passa a receber recursos do Ministério da Saúde. O credenciamento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Macaé e a instituição, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A melhora e instalação de serviços de alta complexidade no município é uma das questões prioritárias da gestão municipal. "As ações da Saúde têm sido pautadas em qualificar cada vez mais o atendimento a fim de evitar que os pacientes enfrentem dificuldades, como por exemplo, longas viagens para realizar tratamentos mais delicados. Essa é mais uma conquista fruto da parceria com o Hospital São João Batista que irá beneficiar inúmeros macaenses", afirma o prefeito, Dr. Aluízio.
O cirurgião cardíaco, Darteson Gutierrez acrescenta que a aprovação do processo de habilitação só foi possível porque o hospital já realizava cirurgias cardíacas de emergência, custeadas pela prefeitura. “Desta forma pudemos provar ao Ministério da Saúde a nossa necessidade e capacidade técnica para ampliar o serviço, inclusive com cirurgias cardíacas eletivas”, frisou.
Ele acrescenta que a demanda é grande, e, atualmente, são realizadas duas cirurgias por semana e, com o credenciamento, a previsão é de que em médio prazo este número fique em torno de oito cirurgias por semana, entre emergência e eletiva. “Estamos implantando um projeto em que o paciente será atendido por uma equipe multidisciplinar, para que possa mudar seus hábitos e tenha uma melhor qualidade de vida”, disse.
O credenciamento do Hospital São João Batista, o habilita a realizar todo e qualquer tipo de cirurgia cardíaca em paciente adulto, assim como na área de hemodinâmica através da realização de exames de cateterismo e os tratamentos de desobstrução das artérias do coração (angioplastia).
O município passa a ser referência na região, na área de cirurgia cardíaca como ponte de safena, troca de válvula cardíaca, entre outros. “Para atender toda demanda, iremos ampliar o Centro de Terapia Intensiva (CTI) com a criação de mais 10 leitos”, garantiu Darteson.