Parceria insere jovens do Nova Vida no mercado de trabalho

01/12/2011 13:53:44 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Moisés Bruno

Pela parceria, foram oferecidas mais de 100 oportunidades de trabalho para os jovens que deixarem o programa

Uma parceria público-privada foi efetivada nesta quarta-feira (30), no Paço Municipal, entre a Prefeitura de Macaé, por meio do Programa Nova Vida, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e as empresas Brasil Center Macaé, do grupo Embratel e Ciee – Centro de Integração Empresa-Escola. Pela parceria, foram oferecidas mais de 100 oportunidades de trabalho.

As vagas fazem parte o projeto de “Capacitação e de geração de emprego e renda” para os jovens ligados ao Nova Vida, que ao completar 17 anos e 11 meses devem se desligar e buscar o mercado de trabalho. Os jovens que estiveram no auditório da prefeitura conheceram, através de palestra e de um vídeo institucional, como funciona uma empresa de telemarketing do porte da Brasil Center (Contact Center do grupo Embratel).

A palestrante Fátima Pereira apresentou seu funcionamento, normas e o que a empresa proporciona. “Apontamos o que a empresa oferece para gerar emprego e renda aos jovens. No panorama que fizemos mostramos que nossa prioridade é o atendimento do telemarketing com eficácia e qualidade”, disse.

Além da oferta de emprego da Brasil Center/Embratel, hoje consolidada como uma empresa privada, os participantes receberam inúmeras fichas de cadastramento para os cursos de capacitação oferecidos e cadastro reserva do CIEE, é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional que objetiva oportunizar estágio ou aprendizado a estudantes de nível médio, técnico e superior.

De acordo com a coordenadora do Programa Nova Vida, Marília Bastos, a meta do Programa Nova Vida é a formação do jovem de 14 a 17 anos e 11 meses de Idade, incentivando-os a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela disse que a parceria irá assegurar empregabilidade ao jovem que completa 18 anos.

- O Nova Vida concede bolsa estágio, no valor de meio salário mínimo ao jovem até os 17 anos e 11 meses, depois disso ele tem que buscar o mercado de trabalho e muitos deles são arrimos de família. Por isso, a parceria com a Brasil Center vem oferecer essa oportunidade do primeiro emprego formal a esses jovens. Com o Ciee, buscamos a qualificação desses adolescentes – pontua.

O projeto – O projeto de “Capacitação e de geração de emprego e renda” para os jovens ligados ao Programa Nova Vida foi concebido pelos estagiários de assistência social, Heroneide Duran, Paulo Gomes, Zeile Regiane e Ednamar Guimarães. Segundo Paulo, que também é consultor da Petrobras, a parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. E isso é positivo.

- Como consultor da Petrobras vejo esse arranjo como salutar, uma vez que a estatal faz parte da sociedade local na sua produção e cadeia produtiva com 90% da cidade trabalhando para dar oportunidade aos jovens no seu primeiro emprego – reconheceu.

Para Fábio Barcelos, um jovem de 21 anos, residente na Barra de Macaé e que participou do Programa Nova Vida entre os anos de 2005 a 2007, com bolsa estágio na Infraero, a parceria veio em boa hora. “Essa é uma ótima oportunidade de buscar o primeiro emprego e quem sabe até um contrato para o resto da vida. Sou grato à prefeitura pelo Programa Nova Vida que dá sociabilização e oportunidades aos jovens”, sustentou.