A prefeitura de Macaé juntamente com a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), as secretarias Especial de Saúde (Semusa) e Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) e a empresa Viação Macaense desenvolvem um trabalho de geração de oportunidade para integrantes da Associação de Parentes e Amigos da Saúde Mental (Aspas). Cerca de 30 alunos participam de aulas práticas de produção de plantas medicinais ministradas por agrônomos capacitados, realizadas no Horto Municipal.
O curso, que começou em agosto, terá duração de seis meses. Durante o aprendizado, os alunos terão conhecimento de preparação do canteiro, adubação, calagem (correção de acidez do solo), plantio, semeadura e renovação de canteiros. Agrônomo da Agrape e coordenador de capacitação técnica do projeto, Rogério Freire destaca a iniciativa.
– Em pouco tempo esses alunos produziram mudas de cana de macaco, arnica e cavalinha e estão comercializando os produtos na Feira de Integração Social realizada às sextas-feiras, na Nova Aurora. É um curso de capacitação técnica para plantas medicinais que, além do aprendizado, auxilia a renda familiar dessas pessoas – diz Freire.
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Semusa, Sherly Azevedo valoriza a parceria das partes engajadas no trabalho. “Trata-se de um projeto que auxilia esses alunos não apenas no aprendizado técnico. Durante o curso são estimulados valores como responsabilidade, trabalho em equipe, comunicação, entre outros”, afirma.
Para o aluno Darlan Brito, participar do curso é motivo de agradecimento aos que apoiaram o curso de plantas medicinais.
– A prefeitura está nos ajudando muito com este trabalho maravilhoso. O curso nos oferece café da manhã, almoço, transporte, além de nos ensinar uma nova técnica e possibilitar a venda desses produtos, auxiliando a renda familiar. Gostaria de agradecer ao prefeito Riverton Mussi e a todos envolvidos no projeto – ressalta Brito.
Presidente da Agrape, Mariana Machado, enfatiza o desenvolvimento do Horto Municipal como área para educação ambiental. Além disso, menciona a importância do trabalho realizado em conjunto a favor dos munícipes.
– O nosso intuito maior é capacitar esses alunos para que eles possam gerar renda para o próprio sustento. O trabalho integrado entre prefeitura, Agrape e as demais secretarias atende uma solicitação do prefeito Riverton de unir esforços em prol da sociedade macaense – salienta Machado.