Foto: Divulgação
Macaé participa do programa Balde Cheio, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento da atividade leiteira.
Baseado na metodologia do Programa Balde Cheio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria Municipal de Agroeconomia realizou na semana passada uma visita com cerca de 20 produtores de leite do município ao sítio do produtor Cleber Pessanha, agricultor familiar da localidade de Cerejeiras, em Dores de Macabu. O objetivo foi sensibilizar os produtores de Macaé para iniciar um processo produtivo nas mesmas bases da propriedade visitada.
O programa Balde Cheio tem a finalidade de promover o desenvolvimento da atividade leiteira nos municípios. O apoio previsto pela Secretaria de Agroeconomia consiste na oferta de assistência técnica, no preparo de solo e plantio de alimentos para as vacas, condição fundamental para o sucesso da atividade. Outras visitas de intercâmbios estão garantidas para os produtores interessados. A premissa básica para o produtor participar do Programa é realizar todas as tarefas que forem combinadas entre ele e o técnico.
O grande exemplo do produtor Cleber Pessanha é a produção intensiva de leite, utilizando recursos disponíveis na propriedade e assistência técnica de qualidade. O objetivo é buscar viabilidade econômica, retorno financeiro e qualidade de vida.
Em 2010, quando Cleber entrou no programa, produzia 25 litros de leite por dia, com apenas 12 vacas e utilizando a área total do sítio. Hoje, três anos depois, usufruindo de menos da metade da área total do sítio, Cleber produz 200 litros de leite por dia, com 15 vacas. Segundo o agricultor, sua receita mensal melhorou bastante, tanto que já investiu na aquisição de vacas mais produtivas, de uma ordenhadeira mecânica, um tanque resfriador com capacidade de mil litros e um pequeno gerador para evitar prejuízos com a constante queda de energia elétrica.
Em um futuro próximo, ele pretende produzir 400 litros de leite por dia. “A aquisição desses bens, somado fundamentalmente ao aumento da minha renda mensal, está na participação efetiva da minha família, que me ajuda em todas as atividades da propriedade”, afirma Cleber. A proposta da Prefeitura de Macaé é construir unidades demonstrativas no município.
Para mais informações, os produtores deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Agroeconomia de Macaé, que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, ou pelo telefone 2759-5309.