logo

Parceria viabiliza cursos de camareiro e recepcionista

02/10/2006 18:26:18 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) inaugurou nesta segunda-feira (02) os cursos de Camareiro e de Recepcionista Bilíngüe de Hotel, com oferta de 30 vagas para cada uma das funções. Os cursos são realizados em parceria com a ONG Diesin, instalada em Itaperuna (RJ), responsável pela seleção de municípios da região Norte Fluminense para a qualificação na área hoteleira, utilizando recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A hotelaria é atualmente um dos segmentos de maior expansão no município. “Com a crescente demanda do setor, verificamos a necessidade de qualificar os trabalhadores atuantes no município. Para isso, temos feito parcerias com empresas do ramo de hotelaria marítima, Cooperativa de Garçons e o Senac Rio, para a realização de cursos do Projeto Hotelaria Incubadora Escola”, observa o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado.

O conteúdo programático da qualificação consiste em aulas de língua portuguesa, noções de inglês e espanhol, qualidade no atendimento ao cliente, conhecimentos sobre o mercado de trabalho, postura profissional e assuntos específicos de cada área. Os cursos têm a duração de 28 dias úteis, e estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h30. A aula inaugural, nesta segunda, contou com a presença de toda a equipe e do secretário da Semtre, além de representantes da Diesin e da Comissão Municipal de Trabalho.

O curso é totalmente gratuito, bem como o material didático, as passagens e lanches dos alunos, que serão custeados através da Diesin. A seleção foi efetuada no último dia 29, a partir do cadastro disponível na Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet). “Como o objetivo do curso é facilitar o acesso do trabalhador ao mercado hoteleiro, foram considerados alguns critérios para a seleção dos candidatos, como desemprego, escolaridade compatível com a função, baixa renda familiar e interesse em atuar na área”, explicou Suze Ferreira, gerente executiva da Caet.