Foto: Ana Chaffin
Prefeitura encaminha profissionais ao mercado de trabalho
Para fomentar a geração de empregos, a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab) cadastrou 26.829 profissionais em 2015, sendo 25.103 profissionais residentes no Estado do Rio de Janeiro.
Desse total, 16.545 pessoas são moradores de Macaé. Outros 5.141 são de municípios vizinhos como Quissamã, Rio das Ostras, Cabo Frio, Carapebus e Conceição de Macabu. Já 5.143 trabalhadores moram em outros estados. Neste período, 16.208 pessoas foram encaminhadas para entrevistas no mercado de trabalho.
Parcerias com empresas que prestam serviços no município contribuem para o aumento do número de vagas. Esta semana, cerca de 290 auxiliares de serviços gerais participaram do processo seletivo para o preenchimento de vagas na cadeia de óleo e gás. A captação dos profissionais foi realizada pelo órgão, além de toda infraestrutura para entrevistas e atendimento.
A supervisora de Recursos Humanos, Priscila Morais, destaca a importância da parceria. "Nossa base é no Rio de Janeiro e, em Macaé, temos um escritório de apoio. Essa parceria com a prefeitura facilita as etapas que o empregador precisa cumprir. Além disso, buscamos valorizar os profissionais residentes no município", acrescenta a supervisora.
De acordo com o diretor-presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes, a gestão municipal adotou estratégias de relacionamento com as empresas. "A aproximação gera confiança e, para atender esse mercado cada vez melhor, investimos em qualificação. A ideia é que os trabalhadores de Macaé possam conquistar as oportunidades oferecidas na cidade", disse Alexandre.
Modernização - Com o objetivo de agilizar, de forma gratuita, o processo de recrutamento dos profissionais, a Agetrab implantou, este ano, a Central do Trabalhador de Macaé 2.0 (CTM 2.0). A ferramenta é um banco de talentos que traz as últimas tendências do mercado de trabalho. As empresas podem divulgar as vagas disponíveis on-line e, por meio de um banco de dados, o sistema identifica profissionais com perfil compatível com as vagas oferecidas.
Desenvolvimento Socioeconômico
Os investimentos feitos pela Prefeitura de Macaé em Saúde, Educação, Emprego e Renda garantiram ao município a quinta colocação no Estado do Rio em desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015 divulgado neste mês. A análise foi feita com base em dados de 2013.
Para contribuir com a formação profissional e geração de renda, a Agetrab oferece cursos de qualificação gratuitamente. Pelo Centro de Educação Profissional (Cetep), ao longo de três anos, já são cerca de 5 mil alunos formados que têm uma nova oportunidade de trabalho. Na lista do Índice Firjan, à frente de Macaé estão as cidades de Resende, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.
Lei incentiva mão de obra local
Para adesão à lei complementar 247/2015, pacote econômico de incentivo fiscal, que prevê a redução de 25% do Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas que prestarem serviços às 72 substitutas tributárias com sede própria em Macaé - essas receberam isenção de 100% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) - e de 15% para outras atividades, é necessário ter uma composição mínima de 60% de mão de obra local. A redução da carga tributária tem validade de 36 meses a partir de janeiro de 2016. O objetivo é aquecer a produção da cadeia de óleo de gás e, assim, contribuir para a manutenção dos empregos da população.