Projeto socioambiental tem realizado a transformação social dos produtores rurais que vivem no local.
Para fortalecer a agricultura familiar e vocação das comunidades do Sana, distrito da Região Serrana de Macaé, o projeto socioambiental da empresa Ocyan, vinculado ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Norberto Odebrecht, em parceria com a Prefeitura, tem realizado a transformação social dos produtores rurais que vivem no local. A iniciativa conta ainda com a participação da Associação de Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF), Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural Tororó Sana (APPAC).
Na última quinta-feira (22), os representantes da governança do projeto estiveram reunidos com os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e de Agroeconomia, Eduardo Jardim. O objetivo foi alinhar as oportunidades, desafios e próximos passos do PDCIS – Sana.
Na oportunidade, Rodrigo Vianna destacou que a gestão municipal está implementando ações que irão contribuir diretamente com o projeto socioambiental. Entre elas, a criação da cooperativa de agricultores familiares, o Centro de Distribuição de Alimentos (CEAFA), em parceria com a iniciativa privada, além do investimento de R$ 120 milhões em obras de asfaltamento, que já estão em execução, e contribuirão com o escoamento da produção.
“Também levaremos para a região serrana uma comissão com representantes de diversas secretarias que tratam de licenças e desburocratização de processos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.
“O governo trabalha para avançar em outras necessidades que buscam fortalecer essa rede. Já oferecemos todo o apoio logístico para esses produtores que precisam escoar a produção”, acrescentou Eduardo.
“A Fundação, juntamente com a Ocyan, iniciou o processo de expansão do PDCIS no distrito do Sana, beneficiando agricultores locais. São oito comunidades beneficiadas, distribuídas em 27 famílias, 42 propriedades e 38,65 hectares de terras”, ressaltou.
"O resultado dessa parceria beneficia a comunidade com atividades educativas, desenvolvimento sustentável, práticas de conservação ambiental e acesso a inovações e tecnologias para aprimorar o plantio”, disse.