logo

Parque Aeroporto recebe ações previstas no Plano Cicloviário

15/08/2014 18:07:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Rui Porto Filho

A Rua Tancredo Neves (antiga Rua 62) passou a contar com a interligação das ciclovias disponíveis na área de convivência por meio de cruzamentos cicloviários implantados

O Grupo de Trabalho formado para acompanhamento do Plano Cicloviário integrado de Macaé se reuniu mais uma vez na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Mobilidade Urbana, para discutir os avanços em relação aos projetos nesta área. Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações realizadas no Parque Aeroporto, que recentemente passou por obras para a cobertura dos canais, recapeamento e revitalização da sinalização horizontal, incluindo a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

Com isso, a Rua Tancredo Neves (antiga Rua 62), passou a contar com a interligação das ciclovias disponíveis na área de convivência, por meio de cruzamentos cicloviários implantados nos cruzamentos com as ruas Irmã Ângela Puerari (antiga Rua 2), Antônio Agostinho Ferreira (antiga Rua 3), Joaquim Rosa (antiga Rua 4) e Dr. Álvaro da Paixão (antiga Rua 5). Em todos estes locais foram realizadas intervenções para sinalização de identificação, dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Além da sinalização horizontal, das ciclovias e ciclofaixas, outra etapa que também será implantada no Parque Aeroporto, será a sinalização vertical, com a instalação de placas indicativas nas principais vias do bairro. E para permitir que ciclistas e pedestres tenham ainda mais segurança ao realizar a travessia, a restrição com relação à algumas conversões também estão sendo estudadas.

- Com este projeto estamos focados em dar prioridade e comodidade ao pedestre e a quem utiliza a bicicleta como meio de locomoção. Isso porque quem se desloca com veículo particular tem uma possibilidade maior de se adaptar, de utilizar alternativas para seu deslocamento – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Após a implantação, vale ressaltar que os usuários de bicicletas devem sempre dar preferência a utilização das ciclovias e ciclofaixas, e os condutores devem respeitar a travessia realizadas por eles e por pedestres nos cruzamentos cicloviários.

Grupo de Trabalho - Além da Secretaria de Mobilidade Urbana, o Grupo de Trabalho conta ainda com membros da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), da Câmara Permanente de Gestão (CPG), do Controle Interno, da Secretaria de Meio Ambiente e de representantes dos usuários de bicicleta de Macaé. O encontro contou ainda com a presença do vereador Luciano Diniz, um dos parlamentares que propôs a realização da audiência pública para discutir a ampliação das ciclovias na cidade, representando a Câmara Municipal.

- O Plano Cicloviário está sendo construído com o auxílio deste grupo, mas várias ações já estão sendo adiantadas pelo poder público, como a implantação e a interligação da ciclovia no Parque Aeroporto, além dos estudos para a implantação do projeto “Bike Macaé” – afirmou o parlamentar.

Esta foi a sétima reunião do grupo para atualizar os dados acerca do Plano Cicloviário, que fará parte do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.


Fotos Relacionadas