Parque Aeroporto recebe equipes intersetoriais para controle do Aedes

08/03/2024 16:22:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: divulgação

A ação no bairro segue no sábado (9), a partir das 8h, com concentração na Praça Principal.

Com objetivo de engajar diversos órgãos municipais e a sociedade no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Macaé vem intensificando as ações intersetoriais. Nesta sexta-feira (8), mesmo com chuva, agentes de endemias e de limpeza percorreram o bairro Parque Aeroporto, visando à eliminação dos criadouros para reduzir os mosquitos e conter a transmissão da doença. A ação no bairro segue no sábado (9), a partir das 8h, com concentração na Praça Principal.

Os agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) fizeram o trabalho de educação em saúde com distribuição de folhetos, reforçando a vistoria semanal para evitar a reprodução do mosquito. Além de orientar sobre os canais de comunicação para denúncias, solicitações e sugestões, eles esclareceram aos moradores e comerciantes a rede de atendimento em caso de sintomas da dengue.

O gestor da Cevas, Luan Campos, reforçou que a meta da prefeitura é conter o aumento no número de casos com ações sistemáticas em diversos pontos da cidade. “O Parque Aeroporto é um bairro prioritário, com casos positivos de dengue, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, por isso é importante que estejamos aqui, não só através da Secretaria de Saúde, mas também com um trabalho conjunto da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos. A população também precisa estar comprometida com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor em suas residências, não deixando vasilhas, pneus ou qualquer outro recipiente que possa acumular água”, frisou.

Com caminhões, retroescavadeiras e sacos de lixo, a equipe da Secretaria Adjunta Serviços Públicos percorreu as ruas do bairro e terrenos baldios fazendo a limpeza manual e mecânica. A ação ficou concentrada na eliminação dos depósitos e objetos que possam acumular água que estejam nas vias e espaços públicos e nos terrenos abertos. A equipe foi reforçada para que mais quarteirões fossem atendidos.

O secretário de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva, ressalta que o controle da dengue passa pela limpeza e cuidado com a cidade. “A eficiência das ações governamentais se dará com o apoio da população, mantendo os quintais, ruas e terrenos sem acúmulo de entulhos e objetos que acumulem água. O acúmulo desses resíduos são condições favoráveis para a proliferação do mosquito”, observou.

O mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de água. É importante a prevenção contra a dengue, doença que pode evoluir para uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, e se tornar fatal se não for tratada a tempo. Caso alguém saiba de criadouro do mosquito, pode denunciar através do e-mail: cevas@macae.rj.gov.br. Ou, ainda, pelo serviço Disque-Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461, além do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Algumas medidas simples podem ser adotadas dentro de casa para a proteção individual e evitar a proliferação do Aedes aegypti:

  • Colocar areia nos vasos de plantas;

  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

  • Limpar sempre as calhas e canos;

  • Não jogar lixo em vias públicas, terrenos baldios, lagos e rios;

  • Colocar o lixo sempre em sacos ou recipientes fechados;

  • Manter baldes, caixas d’água, cisternas e piscinas sempre tampados;

  • Proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas;

  • Usar repelentes nas partes expostas do corpo (seguindo as indicações do fabricante), principalmente, durante o dia quando o Aedes gosta mais de picar;

  • Verificar se há água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, baldes e em outros recipientes que acumulam água;

  • Tampar o vaso sanitário em desuso;

  • Limpar com frequência bandeja de ar condicionado e recipiente externo de geladeira;

  • Utilizar mosquiteiros sobre a cama e colocar telas em portas e janelas;

  • Tampar os ralos ou colocar desinfetante com frequência;

  • Lavar a vasilha de água de seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana;

  • Em casos de obras, ficar atento a lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis e poços de elevadores;

  • Evitar acúmulo de objetos em áreas a céu aberto;

  • Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes e cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

  • Furar latas de alumínio antes de descartar para não acumular água.


Fotos Relacionadas