logo

Parque Atalaia continua com Maratona Ecológica

20/09/2007 15:59:40 - Jornalista: Liliane Barboza

As atividades da II Maratona Ecológica do Parque Atalaia, promovida pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Macaé, prosseguem até sexta-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvore. A programação do evento contou com a realização de caminhadas, apresentação de palestras e peças teatrais com os grupos “Planeta Abacaxi” e “Grutas”, além de plantio simbólico de mudas de espécies da Mata Atlântica. Nesta quinta-feira (20) de manhã participaram da Maratona crianças da Pestalozzi e da Escola Municipal Carolina Curvelo Benjamin.

- O Parque Atalaia é um importante patrimônio, pois representa equilíbrio do ecossistema da região. A intenção do prefeito Riverton Mussi é investir no parque para que ele seja referência nas ações que serão implementadas na região serrana. queremos que o Parque Atalaia seja um núcleo de educação ambiental”, ressaltou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery.

O coordenador de Educação Ambiental da secretaria, o engenheiro florestal Paulo Sérgio Barcelos, fez um balanço positivo das atividades. “Temos em média a participação de 160 pessoas por dia, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a importância da preservação da Mata Atlântica, bem como essa Unidade de Conservação”, informou.

Ele acrescenta que neste ano, além da participação de alunos da rede municipal e particular de ensino, houve a presença de outros grupos, como por exemplo, de menores assistidos pelo Criam. Os adolescentes tiveram a oportunidade de participar de uma atividade de recuperação da mata ciliar e de alunos com deficiência visual. “A nossa intenção é realizar atividades permanentes no Parque Atalaia”, contou.

A presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) Mariana Machado, que apoiou o evento através de doações de mudas e transporte para os alunos, disse que as gerações anteriores não tiveram informações sobre a importância de se conservar o meio ambiente. Na opinião dela, cabe às novas gerações contribuir na preservação do planeta e cobrar atitudes mais conscientes. “

A professora da Pestalozzi Verônica Santos Gonçalves disse que para as crianças o evento foi uma oportunidade de socialização e contato com a natureza. “Eles gostaram muito do passeio. Nossa intenção é trabalhar cada vez mais com a inclusão deles na sociedade e no meio ambiente”, afirmou.

Aluna da Pestalozzi, Jéssica Pereira da Silva, 16 anos, conta que participar da maratona despertou nela noções importantes para preservar o meio ambiente. “Aprendi que não se deve jogar lixo no rio, no mar e nas matas”., disse. Outro aluno da Pestalozzi, Alex Moraes, 11 anos, disse que também gostou muito de todas as atividades realizadas durante o evento. “É a segunda vez que participo da maratona e aprendi que não se deve poluir o meio ambiente”, afirmou o menino.