O Parque Municipal Atalaia, um dos principais pontos turísticos de Macaé, está recebendo reparos. A grama do entorno de seus cinco prédios está sendo aparada e a estrada de barro passa por reformas. Ainda fechado ao público por causa da pandemia do Covid-19, o local está sendo preparado para ter condições ideais de receber os frequentadores quando a visitação for retomada.
O trabalho de corte da grama e de reparação da via que leva os visitantes ao local é feito pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e pela Secretaria Adjunta de Interior. Ao todo são oito funcionários envolvidos, que utilizam maquinário como trator, caminhão e roçadeiras.
O Parque Municipal Atalaia dispõe de cinco trilhas e faz parte do roteiro turístico oferecido aos que vêm conhecer Macaé. Foi criado em 1995, pela lei 1595/1995, e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004.
Está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.
Fica na área da antiga Fazenda Atalaia e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. Encanta crianças e adultos. "É um espaço de lazer, descontração, relaxamento e bem-estar numa cidade como Macaé, em crescente desenvolvimento", disse o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra.