Foto: Maurício Porão
Riqueza ecológica do local atrai alunos e visitantes em geral
A natureza também pode ser usada como sala de aula. E o Parque Municipal Atalaia é o lugar perfeito para o ensino. Nesta semana, três grupos escolares participam de visitas guiadas pelo Parque Municipal Atalaia. Nesta quarta (9), o local recebeu a equipe do NUPEM/UFRJ, pela manhã. De tarde, a vez é dos alunos da Escola Municipal da Aroeira. Nesta quinta (10), a visita é do CIEP Maringá.
No espaço, os visitantes aprendem curiosidades sobre a fauna e flora local. Além de visualizarem o ambiente rodeado de mata atlântica. A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, de 9 às 16h. O espaço de uso mais frequente no parque é o centro de educação ambiental que possui um auditório com capacidade para 50 pessoas.
- O Parque é um ambiente de lazer e entretenimento, mas podemos utilizar no ensino da preservação e cuidado com a natureza. O Parque completou 21 anos de existência e é um presente para todos nós, um privilégio ter um espaço de preservação, como esse, no nosso município - afirma o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
O biólogo e gestor do parque, Alexandre Bezerra de Souza, é o responsável pelas visitas guiadas no local, que fica às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda. "Praticamente toda semana temos visitas escolares. No Parque são realizados cursos, palestras e outros tipos de encontros. Há também um refeitório amplo disponível para uso dos visitantes, parquinho de madeira rústica, uma área com gramado próprio para brincadeiras e piquenique, além das trilhas de várias intensidades e uma bica de água natural", ressalta o biólogo.
O Parque Atalaia é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade. Abriga em sua extensão vasta diversidade de fauna e flora e é a maior unidade de conservação de proteção integral da região. O espaço é aberto para qualquer pessoa, famílias, ou grupos maiores. Basta fazer um agendamento prévio pelo email: agendamento.atalaia@gmail.com.