Foto: Divulgação
Na última semana, cerca de 200 alunos prestigiaram o local
Com o conceito "conhecer para preservar", o Parque Municipal Atalaia recebe visita de escolas municipais, estaduais e particulares, tanto de Macaé como de municípios vizinhos. A proposta é proporcionar aos estudantes um momento de contato com a natureza, apresentando na prática o conteúdo aprendido em sala de aula, por meio de atividades como passeio nas trilhas, observação de animais silvestres e plantio de mudas. Somente na última semana, cerca de 200 alunos prestigiaram o local.
De acordo com o biólogo e gestor do Parque, Alexandre Bezerra, a unidade de conservação, administrada pela secretaria de Ambiente, também realiza atividades planejadas com universidades, grupos de interesse socioambiental e comunidade em geral. "O objetivo é envolver a comunidade nas ações e projetos desenvolvidos por meio de palestras, dinâmicas e trilhas interpretativas", disse.
No Parque é possível encontrar fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais. Há também uma caminhada pré-agendada para Cachoeira do Salto, com uma distância de cinco quilômetros, totalizando quatro horas de caminhada: duas para ir e duas para voltar. A trilha é considerada moderada, porém, é recomendado ter preparo físico. Muitas atividades realizadas no parque são acompanhadas por guias, agentes da guarda ambiental, biólogos, entre outros profissionais.
A unidade está habilitada para receber grupos de visitantes mediante agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato com o telefone (22) 2772-1880 (Secretaria de Ambiente) ou enviar um e-mail para agendamento.atalaia@gmail.com. O Parque Atalaia - situado a 26,75 quilômetros de Macaé -, está aberto para visitação de quarta-feira a sábado, das 9h às 16h.
Parque
O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.