Os portões do Parque da Cidade foram abertos neste sábado para o I Encontro de Pipas de Macaé. Idealizado pela Associação de Moradores da Praia das Conchas, o evento ganhou apoio da secretaria municipal de Esporte e Lazer, atraindo a garotada e também gente grande que aproveitou o dia ensolarado para voltar aos tempos de criança, colorindo o céu da cidade com pipas de variados modelos e matizes.
– A Associação de Moradores da Praia das Conchas está de parabéns pela escolha do Parque da Cidade para sediar este evento – disse o administrador do parque, Luciano Silva, enquanto debicava uma pipa ao lado do afilhado de seis anos, Alexandre, sem tirar os olhos do céu com medo de perder a empinada. Para ele, o espaço é perfeito para a brincadeira por oferecer total segurança aos praticantes. “Aqui, as crianças podem se movimentar à vontade, de um lado pro outro, sem pôr em risco a segurança”, completou, assinalando a permanência de uma equipe da Saúde e da ambulância UTI para reforçar os cuidados preventivos durante o evento.
Nem só quem mora próximo ao parque foi curtir o I Encontro de Pipas. Pipeiro de carteirinha e também adepto de videogames, Jean Rodrigues, 14 anos, saiu da Imbetiba para participar da brincadeira que curte desde pequeno. “O que a gente mais gosta é de cruzar as pipas no ar e ganhar a disputa”, disse Jean, lembrando que o espírito de competição é sempre presente entre os praticantes.
O presidente da Associação de Moradores da Praia das Conchas, Cláudio Agostinho, explicou que a idéia do encontro nasceu da vontade de reunir pessoas de todas as idades que gostam de pipas. “Soltar pipa é como uma terapia, e nada melhor do que ter um espaço apropriado como este, onde pais e filhos podem se divertir juntos com total segurança”, frisou.
A secretaria de Esporte e Lazer fez a doação de 500 pipas para serem distribuídas aos participantes que, em troca, levaram um quilo de alimento não perecível para contribuir com o trabalho filantrópico desenvolvido no município. “O objetivo do governo municipal é ampliar o movimento do parque durante o período de férias, promovendo diversos eventos, para que as crianças tenham mais opções de lazer. O encontro de pipas é um bom exemplo do que pode ser feito para atrair a garotada e também os familiares”, destacou o assessor da Semel, Mário Sérgio Cure.
Construído na Praia Campista, em área de 80 mil metros quadrados, o Parque da Cidade dispõe de uma moderna estrutura de lazer. O paisagismo passará por uma revitalização em 2007. Está prevista para o início do ano a instalação de mais 13 quiosques de sapê, para oferecer mais sombra aos freqüentadores. No Dia da Criança deste ano foram plantadas 150 mudas de pau Brasil. A partir do dia 19, os portões do parque serão abertos de terça a sexta, das 12h às 18h. No sábado e domingo funcionará o dia inteiro para receber a garotada em tempo de férias escolares.