Foto: Divulgação
Cerca de 40 agentes participaram da ação no parque, além de outros locais públicos
Inspeção e tratamento com larvicida biológico em todos os depósitos com água ou que podem acumular líquido são algumas das ações realizadas no Parque da Cidade. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos começaram nesta quarta (30), data intitulada o Dia D de mobilização municipal. A iniciativa contou com envolvimento de diversos setores da prefeitura, como secretarias de Saúde, Ambiente, Serviços Públicos e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Na próxima semana, o parque receberá ainda serviços de limpeza.
No Dia D contra o Aedes, 2.442 imóveis foram visitados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 243 receberam tratamento com larvicida e foram encontrados focos em 25 imóveis. A iniciativa do evento é do Comitê Gestor de Atenção e Combate ao Aedes, da prefeitura. O objetivo foi envolver toda a sociedade e órgãos municipais nas ações e criar o hábito da dedicação semanal de 10 minutos para eliminação de criadouros.
Além do Parque da Cidade, outro locais públicos como terminais Central, Lagomar e Ginásio Poliesportivo receberam ações da equipe do CCZ. Ações como esta, além do trabalho conjunto entre diversos órgãos da prefeitura e, principalmente, a colaboração da população, já que nas casas estão 90% dos focos do mosquito, fizeram com que Macaé não figure na listagem de municípios com epidemia de dengue.
Para ser considerada epidemia de dengue, é preciso que haja 300 casos notificados para cada 100 mil habitantes. A taxa de incidência, em Macaé, é baixo, apesar do índice de infestação de mosquito ser considerado de alerta.
Os cidadãos também podem contribuir com as ações apresentando sugestões ou denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses. Os contatos são os telefones: 0800-022-6461 e ainda pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.