A Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade abre o Parque Natural Municipal Atalaia pela primeira vez à população para uma atividade noturna de observação de animais silvestres nesta sexta-feira (7). A inscrição para a atividade guiada é feita mediante agendamento e confirmação prévia com a coordenação através do e-mail: agendamento@gmail.com. As vagas são limitadas até 20 pessoas.
Além da observação, os participantes poderão fazer fotografias básicas e filmagens que contribuam para ações de preservação da fauna selvagem. Até então, somente estudantes universitários e pesquisadores integravam os grupos de observadores noturnos. No centro de estudos científicos haverá apresentação de vídeos inéditos sobre monitoramento após o retorno da trilha.
A atividade guiada noturna será conduzida pelo perito ambiental e médico veterinário especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens, Marcos Felipe da Rocha Pinto. Ele é convidado da Secretaria de Ambiente e atuará como guia voluntário transmitindo seus conhecimentos.
É comum avistar nas matas do parque animais sem valor comercial para os caçadores, mas importantes para a natureza, como cachorro do mato, mão-pelada, tamanduá-mirim, gato mourisco, esquilo, lontra, preguiça-de-coleira e ouriço-cacheiro.
O Atalaia também é habitat da onça parda. A última avistada foi na semana passada. "Um dos grandes objetivos do evento é provar que a convivência com as onças na serra de Macaé é harmônica e tranquila para a população, sem riscos de ataque", garante o coordenador do parque, Alexandre Bezerra. A atividade noturna exige silêncio total.
Para realizar essa trilha, é recomendado levar roupas fechadas (calças, camisas e calçados), lanternas individuais e lanche. As roupas fechadas são aconselhadas por causa dos animais peçonhentos e do frio. Para os inscritos neste evento de educação ambiental serão autorizados pernoite de até cinco pessoas no alojamento científico e, para isso, devem levar roupa de cama e travesseiros.
Programação: