Parque Tecnológico: termo aditivo visa captação de recursos para pesquisa

10/12/2015 14:50:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Prefeitura promove fomento ao empreendedorismo

O fomento ao empreendedorismo e o incentivo à inovação são os elementos de destaque incluídos no termo aditivo do convênio entre a prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Esses são importantes adendos no momento de instabilidade econômica vivido pelo país, quando há queda nos repasses governamentais para pesquisa, o que aumenta a necessidade de captação de recursos para dar seguimentos aos projetos. A segunda reunião para a elaboração desse termo aditivo aconteceu esta semana, no Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT), que conduz o projeto do Parque Tecnológico de Macaé, o Macaé Techno Park.

- Nossa prioridade é o investimento em pesquisa e precisamos captar recursos para isso. Essa é a ideia do Parque Científico e Tecnológico que já gerimos no IMCT. Estamos elaborando este termo aditivo para abrirmos possibilidades no convênio que temos com a UFRJ/Macaé. Assim faremos as três hélices do sistema girarem: governos, empresas e universidades, destaca o presidente do IMCT, Joelson Tavares.

A intenção dos gestores do IMCT e dos representantes da UFRJ é que o Instituto de Ciência & Tecnologia venha a captar recursos por meio da prestação de serviço de gerenciamento de cursos ou disponibilizando seus laboratórios e serviços técnicos a empresas. Concluído o texto final e o Plano de Trabalho, o termo aditivo será encaminhado às procuradorias da prefeitura e da universidade para parecer final.