logo

Parque Valentina Miranda será beneficiada com macrodrenagem

24/10/2006 16:36:54 - Jornalista: Janira Braga

O projeto de macrodrenagem e saneamento do governo municipal – que visa eliminar o problema de alagamentos em pontos críticos da cidade e coletar 100% do esgoto das residências e levar para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – vai beneficiar o bairro Parque Valentina Miranda. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi aos moradores do bairro, durante reunião realizada na noite de segunda-feira (23), na sede provisória da associação. Cerca de 80 pessoas participaram do encontro.

O problema de alagamentos nas vias do Parque Valentina Miranda e o saneamento do bairro foram os principais problemas apontados pela associação de moradores. De acordo com o presidente da associação, Luiz Cláudio Campos, o Cacau, após a Petrobras instalar uma tela no canal – até então natural antes da chegada da empresa -do bairro, que servia para escoar a água para a Praia de Imbetiba, este escoamento ficou comprometido, causando os pontos de alagamento em dias de chuva.

Diante do problema, o prefeito vai se reunir com técnicos da Petrobras para conversar sobre o assunto e sobre a possibilidade do fluxo de esgoto do bairro ser direcionado para a ETE da empresa, devido à proximidade. A prefeitura também vai instalar uma bomba elevatória dentro do projeto de macrodrenagem para beneficiar o bairro, junto com a rede de distribuição.

- Encaminhamos ao Tribunal de Contas do Estado o projeto com o pedido de autorização para abertura da licitação da macrodrenagem e saneamento. O projeto é grande e prevê investimento de cerca de R$ 240 milhões em cinco anos – destacou o prefeito. Os moradores também pediram o asfaltamento das ruas do bairro. Riverton explicou que primeiro, as ruas devem receber as obras de drenagem e depois será feito o estudo de pavimentação.

A construção de uma quadra poliesportiva com um centro comunitário foi outra solicitação dos moradores. A prefeitura vai tentar negociar a compra de um terreno para a realização da obra. O prefeito informou ainda que o Parque Valentina Miranda está incluído no projeto da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, os temporizadores só vão acender na hora que escurecer com o sistema de foto-célula.

Saúde, educação e transporte público foram outros assuntos abordados entre a comunidade e o prefeito. Os moradores solicitaram uma linha alimentadora no bairro, o que será estudado pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran). O prefeito informou ainda que o governo está adquirindo seis ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais que atenderão os portadores no dia-a-dia, mediante marcação de hora.

A comunidade ainda pediu a construção de uma escadaria para ligar as partes baixa e alta do bairro. A secretaria de Obras (Semob) ficou de estudar a viabilidade técnica. O presidente da Associação de Moradores destacou que a comunidade ficou satisfeita com a reunião com o prefeito e parte do secretariado. “Foram discutidos os maiores problemas do bairro, como o alagamento e será aberto um diálogo com a Petrobras para a busca de solução do nosso problema”, comentou Luiz Cláudio, o Cacau.

Os secretários de Serviços Públicos, Delorme Ramos, Comunicação, Romulo Campos, Saúde, Fernando Diogo, os subsecretários de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano e de Obras, Mário Bucker, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias e o vereador Fernando Gama participaram do encontro.