Foto: Moisés Bruno
O encontro foi marcado pelo debate do filme “Até a última gota”, com reflexão sobre a realidade do trabalho de apoio às vítimas
A Patrulha Maria da Penha de Macaé, ligada à Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta terça-feira (15), o módulo II do curso de capacitação dos guardas municipais que compõem a coordenadoria. O encontro foi marcado pelo debate do filme “Até a última gota”, com reflexão sobre a realidade do trabalho de apoio às vítimas contra a violência doméstica. A proposta é continuar oferecendo empatia e acolhimento nos atendimentos.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos, revelou que o órgão conta atualmente com 23 guardas operacionais. “Todos estão presentes hoje para um treinamento de reciclagem. Esta atualização é fundamental devido à complexidade dos procedimentos, ocorrências e atendimentos diários”, frisou Laila.
O primeiro módulo abordou os fundamentos do atendimento, como receber ligações de mulheres que necessitam de apoio, e os procedimentos em relação a denúncias anônimas. Além disso, foram abordadas as limitações de atuação em áreas de risco, postura de acolhimento, acompanhando à mulher por telefone até que a vítima seja atendida.
Já o segundo módulo focou na empatia, acolhimento e compreensão das demandas recebidas. “Muitas vezes, as mulheres atendidas se encontram emocionalmente exaustas, inclusive em surtos psiquiátricos. Para ilustrar essas questões, apresentamos o filme ‘Até a Última Gota’, que retrata o esgotamento da mãe solo, da mulher negra e periférica, a falta de rede de apoio e a importância da saúde mental. O objetivo é sensibilizar os participantes, despertando sentimentos que podem se atenuar devido à rotina, aos atendimentos e à velocidade do trabalho”, explicou a coordenadora.
O terceiro módulo está previsto para o dia 7 de agosto, data do aniversário da Lei Maria da Penha.
A Patrulha Maria da Penha funciona durante 24 horas na Travessa Carapebus, 39, Imbetiba. O telefone para contato é 22 99104-6093 ou 22 2796 1328.