logo

Patrulha Mecanizada beneficiou 292 agricultores familiares

19/01/2010 11:39:54 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Objetivo da subsecretaria de Agricultura é estimular o cultivo agrícola no município, elevando potencial produtivo e geração de trabalho e renda

Estimular o cultivo agrícola no município, reduzindo as deficiências físicas do solo e, consequentemente, elevando o potencial de produção e a geração de renda e trabalho. Esse é o objetivo do projeto Patrulha Mecanizada, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Agricultura. Em 2009, o programa beneficiou 292 agricultores familiares de diversas comunidades rurais de Macaé.

- O município apresenta áreas propícias ao desenvolvimento rural, possuindo três assentamentos rurais (P.A. Aterrado do Imburo, Bendízia e Celso Daniel) e várias comunidades rurais que se caracterizam por serem minifúndios, onde prevalece a agricultura familiar de pequenos produtores rurais, que buscam na exploração de sua área o sustento da família e a geração de renda. Daí a importância de desenvolvermos ações que incentivem a produção dessas localidades , fixando o homem no campo -, explicou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

Através do preparo de terras, a Patrulha Mecanizada estimula o cultivo agrícola, reduzindo as deficiências físicas de solos, elevando o potencial de produção vegetal. “São cinco tratores agrícolas com seus implementos e duas retro escavadeiras que atendem às diversas comunidades rurais do município”, explica o engenheiro agrônomo Darlin Grativol.

No ano de 2009, foram beneficiados, com preparo de solo, 292 agricultores familiares das seguintes comunidades rurais: Projeto de Assentamento Bendízia (Bicuda), Projeto de assentamento Celso Daniel (Cabiúnas), Projeto de Assentamento Aterrado do Imburo, Pindobas, Morro Grande Califórnia, Córrego do Ouro, Madressilva, Trapiche numa área total de 540 hectares de lavouras variadas, e num total de 2,8 mil horas trabalhadas.

- A Patrulha também realizou obras de drenagem – limpeza e abertura de valas – em localidades onde ocorrem inundações naturais, prejudiciais ao desenvolvimento de espécies vegetais -, lembra o subsecretário de Agricultura.

Assistência Técnica e fomento ao agricultor familiar

Em 2009, a Subsecretaria incentivou os agricultores familiares, doando sementes certificadas de feijão (três mil quilos), milho (dois mil quilos) e olerícolas em geral. Também foram realizadas cerca de 120 análises de solo no Laboratório da Fundenor, em Campos, e, após os resultados, foram distribuídas aproximadamente 120 toneladas de calcário aos produtores da comunidade rurais, visando a correção do solo.

- Uma equipe de agrônomos e técnicos agrícolas da Subsecretaria de Agricultura acompanha os agricultores prestando assistência técnica nas áreas de fruticultura, olérícolas e produção de grãos -, completa Darlin Grativol.