Na madrugada desta terça-feira (15), equipe do Patrulhamento Ambiental da Guarda Municipal resgatou um jacaré. O réptil, com cerca de 1,20 metro de comprimento, estava atravessando a rodovia RJ-168, em uma ponte próxima ao Hospital Público Municipal (HPM), na Virgem Santa.
O animal foi levado ao ambulatório veterinário da prefeitura, e, em parceria com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será solto em local apropriado.
Este foi o terceiro resgate de animais feito pela equipe de Patrulhamento da Guarda este mês No último dia 11, o guarda municipal Siqueira ajudou a socorrer um cachorro atropelado. O agente estava passando pelo local quando uma mulher pediu ajuda para socorrer o animal, que teve uma pata decepada e sangrava muito. O cão estava agitado e foi levado por seu dono e pela cidadã, para uma clínica veterinária próxima.
No início do mês, a equipe resgatou uma cobra na RJ-168, no Horto da Aroeira. O animal foi levado ao ambulatório veterinário da Prefeitura. Após repouso no quartel da Guarda, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural.
Atuação do Patrulhamento
O Patrulhamento Ambiental da Guarda atua apurando denúncias e fazendo rondas periódicas em diversos locais do município. A equipe trabalha em parceria com a secretaria Executiva de Meio Ambiente.
Cabe à Patrulha impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores.
Os guardas também vistoriam feiras livres com o intuito de impedir a venda de animais silvestres e os devolve ao habitat natural.
Equipamentos como gaiolas, redes e alçapões são apreendidos e destruídos. Os agentes ambientais têm participado de treinamento intensivo em matas, com técnicas de sobrevivência, atendimento de primeiros socorros e resistência física.
O gerente do Patrulhamento Madson informou que a população pode ligar para 0800-2820949 e acionar a Patrulha sempre que animais forem avistados em situações de perigo.