Foto: Maurício Porão
Objetivo é fomentar a agricultura familiar no município e fixar o homem no campo.
O Pavilhão da Agricultura Familiar na XXXIV Exposição Agropecuária – Especial 200 Anos, no Parque de Exposições Latiff Mussi, expõe a produção da agricultura familiar de Macaé que é encaminhada para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Até segunda-feira (29), quando Macaé completa 200 anos, o visitante poderá conferir, além da produção rural, um pouco da culinária do município que é comercializada pela Associação da Feirinha da Alimentação (AFAM).
A Cooperativa de Agropecuária Industrial da Agricultura Familiar do Município de Macaé (Coopmac), a Associação dos Produtores Rurais da Bacia do Rio São Pedro e a AFAM participam do Pavilhão da Agricultura familiar expondo, no local, produtos como banana, aipim, abóbora, hortaliças hidropônicas, entre outros. E delícias da culinária local, como caldos, salgadinhos e doces.
O objetivo é fomentar a agricultura familiar no município, fixando o homem no campo. Uma das metas é que, com apoio da Prefeitura, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), secretarias de Agroeconomia e Interior, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), sejam desenvolvidos cursos profissionalizantes para os produtores rurais possam se qualificar.
No Pavilhão, que é o local utilizado durante todo o ano para o escoamento da produção rural para a merenda escolar, também estão expostos equipamentos agrícolas atuais e da Macaé antiga, além de objetos culinários.
Neste sábado (27), a partir das 14h, serão exibidos vídeos que contam histórias dos produtores rurais e o quantitativo da Coopmac direcionado à merenda escolar.