Peça “Aimberê” reabre programação da Rinha das Artes

24/05/2022 09:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Aimberê” apresenta, nos dias 26 (quinta), 27 (sexta) e 28 (sábado), às 20h, o herói nacional indígena no contexto da resistência à escravidão

O Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro da cidade, retoma as suas atividades após o período crítico da pandemia de covid-19, a partir do dia 26, próxima quinta-feira. A peça “Aimberê”, com Eli Emiliano Corrêa e dirigida por Pedro Bárbara, abre a programação. A dramaturgia de Ademir Martins foi inspirada no livro “A Guerra dos Tamoios”, de Aylton Quintiliano, que apresenta a história sob o ponto de vista do guerreiro Aimberê.

O Centro Cultural Rinha das Artes é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2011, pelo Grupo Teatral Acto com o apoio da Prefeitura de Macaé. O centro cultural apresenta produções com ingressos a preços populares.

“Aimberê”, em cartaz nos dias 26 (quinta), 27 (sexta) e 28 (sábado), às 20h, traz o herói nacional indígena no contexto da resistência à escravidão e da luta pela posse de suas terras, que remonta à formação da cidade do Rio de Janeiro.

O monólogo foi inspirado no livro “A Guerra dos Tamoios” de Aylton Quintiliano pelo dramaturgo Ademir Martins. Servidor estatutário da Prefeitura de Macaé, Ademir é especializado em Interpretação e tem em seu currículo mais de 80 espetáculos como ator, diretor ou autor. Nos últimos anos, ele tem ministrado oficinas na área de artes cênicas no Curso Técnico da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) da Secretaria de Cultura de Macaé. Também foi professor no Polo de Cultura da Serra, distrito de Glicério, e no Polo de Cultura Malvinas, também vinculados à Secretaria. De 2016 a 2020, Ademir Martins foi coreógrafo e diretor artístico do premiado Núcleo de Dança Portadores de Alegria e também lecionou no Centro Cultural Rinha das Artes.

No dia 29 (domingo), às 18h, a Rinha das Artes apresentará o coral Mater Vocem, formado por mulheres vindas de diversas regiões do Brasil que realizam interpretações fortes e emocionantes. O coral desenvolve performances sobre histórias da maternidade e exaltação à mulher. A produção artística do coral é de Janaina Mendes.



O Centro Cultural Rinha das Artes está localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633.




Ficha Técnica de “Aimberê”


Ator: Eli Emiliano Corrêa


Dramaturgia: Ademir Martins


Direção: Pedro Bárbara


Preparação Vocal: Natalia Fiche


Cenário e Figurinos: Guilherme Reis


Desenho de Luz: Fernanda Mantovani


Idealização e Produção: Eli Emiliano Corrêa


Direção de Produção: Janaina Mendes.