Pecam: Macaé é exemplo para outros municípios

21/10/2010 16:21:31 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Divulgação

Na reunião, foi apresentada à equipe de Macaé a nova ferramenta de gestão do Pecam, com a matriz de priorização de projetos

Um ano depois de implantado em Macaé, o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam) já começou a dar bons frutos. O município foi um dos escolhidos para servir de exemplo a outras 72 cidades do estado como modelo de implantação bem sucedida do projeto. A equipe do Escritório Permanente de Gestão (EGP) da prefeitura vai apresentar em novembro os resultados de Macaé na solenidade de um ano de criação do Pecam, em novembro, com a presença do governador Sérgio Cabral.

O Pecam prevê o estabelecimento de acordos de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, além da captação de recursos dos governos Estadual e Federal para a implantação de projetos. Hoje, Macaé tem em análise projetos que juntos somam mais de R$ 200 milhões de recursos – entre eles, obras importantes para a cidade, como saneamento, macrodrenagem e melhorias no abastecimento de água.

- Dos 92 municípios do estado, 73 assinaram há um ano o convênio com o Estado para a implantação do Pecam. Desses, poucos conseguiram sucesso. Macaé vai se apresentar como referência no modelo de gestão do Pecam e no desenvolvimento de métodos de mobilização de toda a prefeitura no processo de captação de recursos. Estamos muito felizes com este reconhecimento, comentou o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos.

De acordo com a coordenadora técnica do EPG, Zuleika Menezes, um dos principais ganhos deste primeiro ano do Pecam em Macaé foi a criação de uma nova cultura de gestão nas diversas secretarias e órgãos da prefeitura.

- Capacitamos 35 gerentes de projetos em cada secretaria, e fazemos reuniões mensais de qualificação . A grande maioria destes gerentes - 90% - são servidores concursados, que entregam ao EPG projetos de suas secretarias que poderiam ser contemplados com recursos externos. Só neste primeiro ano, recebemos cerca de 200 projetos, o que demonstra o engajamento de toda a equipe com o Pecam, ressaltou.

A equipe do EPG já começou a trabalhar para o desenvolvimento do trabalho em 2011. Em reunião com a coordenadora estadual do Pecam, Dulce Boto, e com a assessora do projeto, Rebata Ignarra, foram definidos os critérios para a aprovação de projetos a nível municipal, que começam a valer a partir do próximo ano. Na mesma reunião, foi apresentada à equipe de Macaé a nova ferramenta de gestão do Pecam, com a matriz de priorização de projetos.

- Vamos priorizar os projetos de acordo com a sua abrangência (maior número de pessoas beneficiadas), custo de manutenção, custo de implantação, grau de complexidade, prazo de implantação e visibilidade. Os projetos que unirem estes requisitos serão aprovados pela nossa equipe, que a partir daí começa a trabalhar para a captação de recursos, explicou Zuleika.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, de Controle Interno, Widelmo Natalino, de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, e o gerente do PAC em Macaé, Valdimir Pascoal.