logo

Pesca da sardinha verdadeira é proibida até final de fevereiro

27/11/2007 16:44:39 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma), por meio da coordenadoria de Fiscalização, junto com a Polícia Federal (PF), deu início neste mês ações em todo município de Macaé para preservar o período de defeso da sardinha verdadeira. De acordo com informações do secretário Henrique Emery, neste primeiro momento está sendo realizado um trabalho de prevenção e conscientização entre as pessoas que costumam pescar, principalmente na Praia dos Cavaleiros.

O coordenador de fiscalização da Sema, Fernando Barreto, explicou que neste período, a sardinha busca as águas mais quentes e protegidas das ondulações para se reproduzir, e as pedras, localizadas no início dos Cavaleiros, apresentam as condições ideais para reprodução da espécie, sobretudo à noite, quando a água está na temperatura apropriada. "Depois que escurece, as sardinhas vão para as pedras", acrescentou.

Ele esclarece ainda que a pesca noturna é considerada grave, pois as penalidades são mais graves. Segundo informações da Polícia Federal os infratores estão sujeitos, de acordo com a legislação, a multa e prisão de 1 a 3 anos. As multas variam de 800 a 900 URM`s.

O tamanho mínimo para a pesca da espécie é de 17 centímetros, porém, durante o defeso a sardinha está em média com 10 centímetros. A Polícia Federal alerta que, quem for pego , todo material usado será apreendido, como tarrafas, puçás e malhas finas.

O secretário Henrique Emery declara que para que o trabalho dos fiscais e da PF seja bem sucedido, a participação de todos é fundamental. "Caso alguém saiba de alguma irregularidade, denuncie e ligue para Sema, para que possamos tomar as medidas o mais rápido possível". O telefone para denúncias é 2762-4802.