A Colônia de Pescadores Z-3 de Macaé e a Associação de Pescadores promoveram, dia 27, uma reunião com seus diretores para conversar sobre os avanços do setor pesqueiro. A classe quer protagonizar o episódio da revolução da pesca no município e com isso transformar a Colônia no órgão representativo legal dos pescadores macaenses. Para este engajamento a palavra “união” foi o mote usado pelo presidente da Colônia Z-3, Osvaldo Romano.
A reunião, onde compareceram 23 associados, teve a participação do secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz e do subdelegado do Ministério do Trabalho, Antônio César.
Para o presidente da Associação Mista de Pescadores, José Carlos Bento, o projeto de sustentabilidade deverá passar pela realização da audiência pública que tem data marcada para o dia 12 de setembro, às 19h. O evento formalizará a solicitação da Colônia de Pescadores e da Associação Mista de Pescadores feita à Câmara Municipal, através da vereadora Marilena Garcia.
– A participação do Secretário de Desenvolvimento Social e subdelegado do Trabalho, na reunião, foi fundamental para a compreensão dos participantes sobre o que é o Conselho Municipal de Pesca e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – disse a diretora da Colônia Z-3, Rose Ferreira, que há seis anos trabalha na área. De acordo com ela, o objetivo principal da reunião foi dar início à formação do corpo de conselheiros, além de unir a categoria na luta pelo subsídio do óleo diesel, junto ao governador do estado, Sérgio Cabral.
A diretora da Colônia Z-3 afirma que a pesca em Macaé começou a avançar a partir de 2004, quando o governo federal apoiou as reivindicações de todas as confederações, colônias e associações representativas da classe. “Em Macaé, avançamos ainda mais com a posse do prefeito Riverton Mussi, que abraçou a causa dos pescadores do município priorizando as necessidades para o exercício de nossa atividade”, completou Rose Ferreira.
O grupo recebe também o apoio do Programa Mosaico Petrobras, que contribui para a organização e qualificação dos trabalhadores da pesca, apoiando projeto maiores e de sustentabilidade para o setor pesqueiro.