
Foto: Rui Porto Filho
O procedimento de verificação da documentação informada durante a inscrição online teve início em 24 de novembro e seguirá até o dia 19.
Conforto e pronto atendimento. Devido ao cadastramento para as Frentes de Trabalho do Defeso Municipal 2026 antecipado por meio de agendamento remoto, 500 pescadores e descascadeiras estão sendo atendidos com data e hora marcada na Secretaria de Pesca e Aquicultura de Macaé, localizada no Mercado Municipal de Peixes, Centro da cidade.
O objetivo é oferecer um prazo maior ao trabalhador, para evitar problemas burocráticos que possam afetar o pagamento do benefício, no valor de um salário-mínimo nacional, pagos de fevereiro a abril de 2026. Além disso, o novo sistema poderá possibilitar a inclusão de novos pescadores. O procedimento de verificação da documentação informada durante a inscrição online teve início em 24 de novembro e seguirá até o dia 19, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.
“O avanço no cadastro dos pescadores de Macaé é crucial para garantir o sucesso das Frentes de Trabalho do Defeso Municipal. O cadastro foi adiantado, visando um melhor atendimento para os pescadores e dando tempo para que eles se organizem, podendo escolher dia e hora para serem atendidos sem filas. O cadastro é fundamental para fiscalizar o cumprimento da lei, proteger os estoques pesqueiros durante a reprodução das espécies e permitir a organização do auxílio para quem realmente precisa, além de evitar a pesca ilegal. Com isso, asseguramos aos pescadores devidamente registrados o recebimento do auxílio financeiro e a participação em programas de contrapartida ambiental”, salienta o secretário de Pesca e Aquicultura, Lucas Jardim.