logo

Pescadores realizam limpeza no canal Campos-Macaé

11/05/2013 12:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

A limpeza no Canal Campos – Macaé minimiza os impactos para os pescadores

A preservação do meio ambiente é a contrapartida dos 500 pescadores de Macaé que receberam do governo municipal três salários mínimos e três cestas básicas, devido aos três meses de defeso do camarão e da piracema, em março, abril e maio. Na manhã deste sábado (11), eles realizaram a terceira frente de trabalho no Canal Macaé – Campos, que teve início na ponte do bairro Nova Holanda, com apoio da subsecretaria de Pesca. Áreas como Pontal e Praia da Barra também já foram contempladas. As próximas ações acontecerão no Cais do Mercado de Peixes e Ilha do Francês.

A limpeza no Canal Campos – Macaé preserva o meio ambiente e também minimiza os impactos para os pescadores, que sofrem com os lixos jogados no rio. São pneus, garrafas pet, pedaços de madeiras e outros materiais que, muitas vezes, quebram as embarcações. Além disso, também prejudica a desova de caranguejo e guaiamum.

Para o pescador Josimar da Silva Gomes, 46 anos, e mais de 30 no mar, a iniciativa deveria acontecer sempre. “Manter o meio ambiente limpo é bom para todos, principalmente, para os pescadores. Esta ação deveria acontecer todo mês e quem suja precisa se conscientizar que está fazendo um mal para ele mesmo”, enfatizou o pescador.

“O pescador e outras pessoas não podem jogar nada dentro do rio. Trabalho no mar há mais de 25 anos e sempre estou conservando-o. Este trabalho de preservação, assim como, o aumento no número de beneficiados é um resgate da nossa classe”, disse Antônio Carlos Meirelles Mesquita, 43 anos.

Este ano, o prefeito Dr. Aluízio estendeu o benefício da Frente de Trabalho do Defeso a mais 150 pescadores.


Fotos Relacionadas