Pescadores recebem carteira profissional na Capitania dos Portos

28/04/2016 08:46:00 - Jornalista: Lione Acácia

Foto: Divulgação

Profissionalização dos pescadores é incentivada pela prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (27), aconteceu a solenidade de entrega das Carteiras Pop (Registro Profissional) para 26 pescadores. A iniciativa faz parte do cronograma de ações para o período do defeso, e acontece por meio da parceria entre a Subsecretaria de Pesca, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, com a Colônia dos Pescadores, Repsol Sinopec e a Capitania dos Portos de Macaé.

Além do registro profissional, eles receberam uma carteira de habilitação, que permitirá a condução de embarcações pesqueiras. Segundo a secretaria, a certificação é uma forma de valorizar a profissão que nasceu junto com a cidade. Entre outros benefícios previdenciários, quem tem a Carteira Pop pode, inclusive, prestar concurso público.

E para quem já conhece os desafios do mar, como Marcelo Heitor Muniz dos Santos, Delegado da Capitania dos Portos, o documento também é uma certeza de segurança para o pescador. "Há algum tempo, a maioria dos pescadores não possuía habilitação. Isso era uma dificuldade para nós militares, mas também para eles, que muitas vezes se colocavam em situação de risco. Hoje, Macaé é um dos municípios mais fáceis para fiscalizar, os profissionais são conscientes de seu papel no mar e conhecem os riscos da atividade", destacou Heitor.

A certeza da importância do curso da Carteira Pop também é reconhecida pelos próprios pescadores. Kelvin Takada Silva, que começou cedo a pescar com o pai, se profissionalizou nesta quarta-feira e vai passar para os colegas a importância da habilitação. "Aprendemos sobre primeiro socorros, sobre funcionamento do motor do barco, e para mim o mais importante foi descobrir que manter a calma em um momento crítico é agir para preservar vidas", acrescentou o pescador.

A solenidade de entrega de certificado contou com a presença da Subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, do Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Wagner, do presidente da Colônia de Pescadores, Marcelo Pereira, do Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Marcelo Heitor Muniz dos Santos, do Coordenador Nacional da Plataforma educativa Repsol Sinopec, Marcos Antônio de Jesus, pescadores e a comunidade.

Para a Repsol Sinopec, que é a grande parceira do município nessa iniciativa, a participação do poder público em Macaé faz a diferença. "Manter a pesca artesanal com normas de segurança e cuidado com a saúde e a proteção do pescador, não acontece em qualquer cidade. Desde a primeira vez, encontramos na Subsecretaria de Pesca, um grande parceiro, todos são muito atuantes, é o município onde encontramos o maior apoio", disse Marcos Antônio de Jesus, Coordenador Nacional da Plataforma Educativa Repsol Sinopec.

A Carteira Pop tem a validade de cinco anos. Depois desse prazo, o profissional deve comparecer pessoalmente à sede da Capitania dos Portos.