Foto: Guga Malheiros
Prefeitura fornece todo o apoio para a realização da pesquisa.
A Prefeitura de Macaé apoia a Fundação Fiocruz na pesquisa para traçar o diagnóstico de como Macaé enfrenta, coíbe e combate a violência sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A assinatura do anuário do convênio com a Fiocruz para realização da pesquisa foi feita nesta quinta-feira (20) no auditório do Centro Administrativo Luiz Ozório. O vice-prefeito Danilo Funke participou do evento. Macaé é o primeiro município fora das capitais a receber o projeto.
A pesquisadora da Fundação Fiocruz (Rio de Janeiro), Suely Ferreira Deslandes, e sua equipe de pesquisadores irão realizar pesquisa para traçar o diagnóstico de como a capital nacional do petróleo enfrenta algumas situações desse tipo. A apresentação das propostas desse projeto ocorreu durante a assinatura. Dezenas de profissionais ligados à assistência social e psicologia estiveram presentes.
A equipe que coordenará a pesquisa é constituída por quatro profissionais. Eles vão realizar a coleta de dados e a pesquisa de campo, quando recolherão informações em órgãos públicos municipais, como as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além da Fesportur e Fundação Macaé de Cultura.
Todas as informações referem-se à exploração sexual de crianças e adolescentes. A pesquisa começa em julho e vai até o final de setembro. A ideia é que ela sirva para ações governamentais de combate a tais crimes.
Para a subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), esse trabalho é de extrema importância para a elaboração de políticas públicas para o público infanto-juvenil. A pesquisa fará o diagnóstico e o mapeamento dos territórios nos quais crianças e adolescentes sofrem violência e exploração sexual.