A pesquisa feita pela equipe da Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé para a montagem da Galeria de Prefeitos vai ser transformada em um livro sobre a história política da cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a cerimônia de inauguração da Galeria, no Paço Municipal.
“Não podemos deixar que a nossa história se perca no tempo. Por isso, desde já peço a ajuda das famílias mais tradicionais da cidade que continuem contribuindo com a nossa pesquisa. Vamos utilizar também o acervo da Câmara Municipal, que é riquíssimo”, comentou o prefeito. Assim como foi feito na montagem da Galeria, todo o material de pesquisa será digitalizado e devolvido às famílias.
A Galeria foi montada com fotos dos 35 prefeitos, em dois painéis de três metros de comprimento. Ao invés das galerias tradicionais, com quadros emoldurados, a equipe optou por uma montagem moderna, feita com imagens históricas de Macaé. “São todos homens fortes e guerreiros, que ao seu modo e ao se tempo, ajudaram a formar a cidade que temos hoje”, disse a assessora da secretaria de Acervo e Patrimônio, Cláudia Barreto, que participou da pesquisa.
O secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, lembrou que a idéia de montar a galeria partiu do próprio prefeito. “É difícil hoje encontramos um governante que se preocupa em resgatar o passado histórico. Ainda bem que isso não acontece em Macaé”, disse Ricardo. De acordo com ele, o trabalho de reconstituição de algumas imagens foi muito trabalhoso. “Antigamente, tirar uma foto era um verdadeiro ritual e algumas imagens não foram guardadas da maneira correta. Conseguimos restaurar da melhor maneira possível”, comentou o secretário.
O secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, ressaltou que na hora da montagem do painel as fotos de todos os prefeitos foram colocadas no mesmo plano e do mesmo tamanho. “Fizemos isso porque todos, de maneira igual, contribuíram cada um à sua maneira para transformar Macaé da Princesinha do Atlântico para a Capital do Petróleo”, comentou.
Representando as famílias dos homenageados, Marco Antônio Benjamin, neto do ex-prefeito Antônio Curvelo Benjamin, lembrou que teve o privilégio, desde criança, de conviver com a história política da cidade. “Fico muito contente em saber que a prefeitura hoje tem a preocupação de resgatar a história”, comentou. “Não podemos deixar de aplaudir iniciativas como esta, que só contribuem para recuperar a nossa memória”, disse o vereador Alvair Benjamim, que representou a Câmara de Vereadores.
Durante a solenidade de inauguração, a primeira dama Márcia Moraes entregou flores a Tânia Jardim, esposa do ex-prefeito Carlos Emir Mussi, e Carmem Mussi Teixeira, esposa do ex-prefeito Sílvio Lopes, um dos homenageados. Além de ex-prefeitos e suas famílias, participaram da cerimônia secretários municipais, presidentes de fundações e autarquias, e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e da Associação de Hotéis de Macaé.