Com o objetivo de melhorar o trânsito na cidade, começa nesta terça-feira (dia18) e vai até o dia primeiro de novembro, uma pesquisa do fluxo de veículos em vias públicas no município. O trabalho será realizado por 20 pesquisadores, em cinco pontos da cidade, das 6h às 18h45m. A pesquisa foi encomendada pela secretaria municipal de Transporte (Semtran) e será coordenada pelo Programa Macaé Cidadão.
Os pesquisadores receberam treinamento na tarde desta segunda-feira. Eles também participaram de uma simulação da pesquisa, no bairro da Aroeira.
Durante o trabalho, os pesquisadores farão levantamento de todos os veículos que circulam por alguns pontos estabelecidos pela Semtran. Todo serviço será acompanhado por um supervisor. Segundo Amélia Guedes, coordenadora do Macaé Cidadão, a pesquisa visa obter informações, para subsidiar a formulação e acompanhamento de políticas públicas de trânsito.
Cada pesquisador vai trabalhar com dois contadores (aparelho usado para contabilizar os veículos). Um registrará o fluxo de caminhões, ônibus e vans e o outro o de automóveis, motos, Kombi e utilitário. Os dados serão repassados para a planilha a cada quinze minutos.
A coordenadora do Departamento de Trânsito da Semtran, Laísmeire de Castro, fez questão de reforçar a importância do trabalho dos pesquisadores. “Esses dados vão influenciar no trabalho da secretaria”, disse. Macaé, disse ela, tem hoje uma demanda muito grande e uma oferta pequena. “É perfeitamente normal que o trânsito esteja nesta situação”, disse.
E o grande movimento é bem explicado pelo número de veículos que circulam na cidade. Em 2000, a frota emplacada era de 23 mil veículos e hoje é de 48 mil. Segundo Laísmeire, os dados da pesquisa serão também utilizados na elaboração do Plano Diretor que tem uma das câmaras temática sobre mobilidade.